Por padrão, todos os modelos de SNES saíram de fábrica com a coloração branca – ou cinza. Mas algumas pessoas perceberam que, com o passar do tempo, ele adquire um tom mais amarelado em partes da carcaça ou quase em sua totalidade.
Muitas foram as causas atribuídas a esse problema, especialmente se você vive em uma casa com fumantes. O fato é que, o motivo por trás desse amarelado nas carcaças é totalmente diferente – e é mais técnico do que qualquer outra coisa.
Por que fiquei com um SNES amarelado?
Caso esteja curioso para saber o motivo do seu console ter mudado de cor ao longo dos anos, a resposta é bem simples e está no tipo de plástico que a Nintendo escolheu para fazer a carcaça do console.
Em alguns modelos do SNES, a casa de Mario optou por usar o plástico ABS (Acrilonitrila Butadieno Rstireno). O modelo é rígido e leve, mas ainda assim capaz de oferecer flexibilidade e resistência caso o console acabe caindo da prateleira.
Indo para o lado mais técnico, esse é um plástico combustível, então é comum os fabricantes que lidam com esse material acabarem incluindo alguns químicos para retardar uma deterioração caso o aparelho entre em contato com o fogo – entre estes compostos temos o bromo.
O bromo, inclusive, é o principal vilão dessa história. Isso porque, quando em contato com a radiação ultravioleta cria um processo que causa a oxidação e, por consequência, o fatídico SNES amarelado.
Como reverter um SNES amarelado?
A boa notícia é que, caso não queira ficar com um SNES amarelado em casa, dá para remover a tonalidade indesejada utilizando alguns produtos que você pode encontrar facilmente em qualquer lugar do Brasil.
Um detalhe importante: para fazer esse processo, é preciso desmontar o seu console e manter todas as peças em um lugar reservado. Dessa forma, tenha cuidado ao tentar tais procedimentos para não danificar nenhum componente interno.
Método para reverter SNES amarelado
Ingredientes:
- Água oxigenada cremosa fator 40;
- Vanish (com peróxido de hidrogênio);
- Glicerina líquida.
Em um pote, misture 100 ml de água oxigenada, 50 ml de Vanish e uma colher de café de glicerina. Caso more em uma região que venta bastante, é interessante adicionar uma colher de café de maisena para que a substância não seque muito rápido.
Uma vez criada a substância, distribua ela sobre as partes amareladas do console com a ajuda de um pincel. O ideal é fazer isso em uma única direção para que o composto se espalhe de maneira uniforme.
Com a substância espalhada pelo console, é preciso deixá-lo no sol por cerca de uma hora para que a reação faça efeito (preferencialmente o sol do início da tarde). Observe de tempos em tempos para não deixar esse prazo exceder.
Assim que finalizar o processo com a ajuda do sol e atingir o nível de clareamento que você deseja, lave a carcaça com água e detergente para remover qualquer excesso que tenha ficado sobre ela. Deixe secar e depois monte o console novamente.
A remoção do amarelado de SNES é permanente?
Infelizmente, uma vez que você se torne proprietário de um SNES amarelado, ele não vai voltar a manter a cor original para sempre, mesmo fazendo o processo acima.
Por conta disso, é bom se manter atento às dicas de preservação do videogame. Além do mais, mantenha o console em um local fresco e arejado, longe da ação direta do sol. E, claro, faça uma limpeza periódica para evitar o acumulo de resíduos.
Gostou da nossa dica para reverter um SNES amarelado? Já havia testado esse processo antes? Compartilhe sua opinião com os demais leitores do Voxel usando nossas redes sociais, e aproveite também para ler sobre os 10 jogos mais fáceis do Super Nintendo.