No início do ano, a Sony apresentou um showcase recheado de novidades, que acabou culminando na revelação de Saros — novo projeto da Housemarque, estúdio de Returnal. Agora, na nova vitrine do State of Play desta quarta-feira (24), o projeto retornou com um belíssimo e intenso trailer de gameplay, assim como a sua data de lançamento no PS5: 20 de março de 2026.
No melhor estilo Returnal, Saros também será uma experiência de tiro em terceira pessoa que mescla elementos de roguelite com ficção científica — embora não tenha nenhuma relação direta com ele.
A experiência colocará os jogadores no papel do personagem Arjun Devraj (interpretado pelo ator Rahul Kohli), que está em uma colônia fora do planeta, chamada Carcosa, e deve enfrentar uma criatura cósmica cheia de braços que parece ficar mais forte com a espécie de um eclipse. Confira o trailer de gameplay!
Gameplay de Saros herda as melhores mecânicas de Returnal, mas parece ser mais acessível
Certamente, o gameplay de Saros soará bastante familiar para quem jogou Returnal — que foi um dos primeiros grandes exclusivos do PS5 em 2021, inclusive. Uma das principais diferenças entre a jogabilidade dos dois projetos da Housemarque são os recursos e a progressão permanentes, o que tornará cada morte valiosa na nova aventura.
A cada morte o mundo mudará consideravelmente, mas você ainda assim poderá atualizar permanentemente seu equipamento a partir de um conjunto de armas e peças de trajes em constante evolução. Com isso, poderá “voltar cada vez mais forte” e superar os desafios que enfrenta na colônia Carcosa.
Comparado a Returnal, que equipava Selene com uma arma secundária básica e um item aleatório a cada rodada, a Housemarque definitivamente está trazendo boas adaptações para deixar o gameplay de Saros mais acessível — ao mesmo tempo que desafiador na medida do possível.
Claro, uma série de mecânicas novas também acompanham a jornada de Arjun Devraj por Carcosa. Escudos, gadgets inteligentes e até um recurso chamado “Segunda Chance”, que praticamente te faz reviver no mesmo lugar quando for derrotado.
Housemarque está comprometida e “totalmente focada” em jogos single-player
Na contramão da estratégia da Sony em apostar em jogos de serviço, a Housemarque está totalmente comprometida em desenvolver experiências singleplayer para o PS5.
Em entrevista ao Eurogamer, o chefe do estúdio, Ilari Kuittinen, disse que a filosofia da empresa é que seus jogos “sejam uma experiência para um determinado período da sua vida, e você a vivencia em poucos dias ou semanas, ou algo assim”.
Com isso, a Housemarque está “totalmente focada em títulos single-player premium”, enquanto o executivo quer garantir que o estúdio continue criando “jogos incríveis” por mais 30 anos pela frente.
Já Mikael Haveri, diretor de marca da Housemarque, acrescentou: “Somos tão fortes quanto o nosso último jogo [Returnal]. É quase como uma responsabilidade. Temos muita sorte de estar na posição em que estamos e devemos continuar expandindo o meio, mostrando o que podemos fazer, aprimorando nossa jogabilidade, nossa história e simplesmente continuar crescendo”, concluiu.
Ansioso para Saros? O que achou do gameplay revelado no State of Play da Sony? Comente nas redes sociais do Voxel!