Portal Amazonês | Notícias e Informações

Sarcófago do Papai Noel é encontrado na Turquia

MUNDO – Durante escavações na histórica Igreja de São Nicolau, localizada em Demre, na Turquia, um sarcófago foi desenterrado por arqueólogos revelando um passado emblemático deste local . Pistas apontam que a igreja esteja próxima ao local de sepultamento de São Nicolau, o bispo de Mira que inspirou a figura do Papai Noel.

Lendas famosas envolvem a ajuda de São Nicolau a famílias pobres, como histórias de ele entregar moedas de ouro na casa de três irmãs para que elas pudessem se casar sem que se tornassem escravas.

Essas escavações acontecem há décadas e continuam trazendo descobertas importantes. Desta vez, o achado foi realizado no anexo de dois andares da igreja, onde arqueólogos trabalham desde 1989.

Escavação no sarcófago encontrado na Igreja de São Nicolau, Demre, Turquia, 6 de dezembro de 2024. (Foto AA)

O projeto é liderado pela Professora Ebru Fatma Findik, da Universidade Hatay Mustafa Kemal, faz parte da iniciativa “Projeto Legado para o Futuro”, coordenada pelo Ministério da Cultura e Turismo da Turquia. Após dois anos de escavações intensivas, foi revelado um sarcófago de calcário local, com aproximadamente dois metros de comprimento.

Parcialmente enterrado entre 1,5 e 2 metros abaixo do solo, o sarcófago apresenta uma tampa elevada e um telhado inclinado, características típicas da região. Segundo Findik, indícios como ossos de animais e fragmentos de lâmpadas de barro já apontavam para a possibilidade de um local de sepultamento.

A Professora Ebru Fatma Findik afirmou que esta obra, que faz parte do grupo de sarcófagos não decorados, foi feita de calcário local. (Foto AA)

A equipe concentra seus esforços na busca por inscrições no sarcófago. Essas informações podem revelar detalhes importantes sobre o falecido e ajudaria a esclarecer o conteúdo do enterro e nos permitiria determinar o período exato em que ele data. Até o momento, uma parte da câmara funerária foi exposta. Nos próximos meses prometem revelar detalhes sobre o sarcófago e seu possível ocupante.

Historiadores debatem sobre onde estaria o túmulo do santo, com muitos sugerindo sua proximidade à antiga cidade de Myra. A localização do sarcófago, próximo à igreja construída pode ser o local de sepultamento do bispo, fortalece essa teoria.

Algumas fontes sugerem que São Nicolau foi enterrado perto da área sagrada da cidade de Myra e encontrar um sarcófago próximo à igreja, é historicamente associada ao seu túmulo.
Este achado reforça a importância da preservação e exploração de sítios arqueológicos que ajudam a contar histórias fundamentais para a humanidade.

À medida que novas evidências surgem, as esperanças de encontrar respostas definitivas sobre o túmulo de São Nicolau ganham força. As próximas etapas das escavações prometem revelar ainda mais segredos guardados pelo tempo.

Sair da versão mobile