Manaus (AM) – Na madrugada da última segunda-feira (1º), o 1º Sargento Edney Cândido de Souza, 42 anos, trocou o dever de servir pelo crime: em cenas de horror registradas em vídeo, ele perseguiun e disparou pelo menos 15 tiros contra a ex-companheira, Fernanda Matos de Souza, 36 anos, no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus.
Uma segunda mulher, Josilene Oliveira do Nascimento, 47 anos, também foi baleada ao tentar intervir.
Agora, o sargento é procurado em todo o estado pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), com pedido de prisão preventiva por tentativa de feminicídio duplamente qualificado, porte ilegal de arma e ameaça.

Sua imagem foi divulgada nesta terça-feira (2) pela Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) Norte/Leste, que pede ajuda da população para localizá-lo.
Histórico de violência do sargento
Militar da ativa da PMAM, lotado no Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), Edney já tinha histórico de violência doméstica: Em 2022, um Boletim de Ocorrência foi registrado contra ele por lesão corporal e injúria.
Na noite do crime, o sargento invadiu uma festa onde a ex-mulher estava, arrastou-a para a rua e efetuou os disparos a queima-roupa, diante de dezenas de testemunhas. Vídeos mostram ele ainda ameaçando o irmão de Fernanda, que assistia à cena de uma varanda, gritando: “Desce aqui que eu vou te matar!”.
Vítimas seguem internadas
Fernanda foi atingida no braço direito e no tórax. Passou por cirurgia e está estável no HPS Platão Araújo. Josilene, baleada no braço e no abdômen, foi levada ao Hospital Galileia e também deve passar por intervenção cirúrgica. Ambas evoluem bem, mas permanecem sob observação.
A PC-AM pede que qualquer informação sobre o paradeiro do sargento seja repassada imediatamente pelos telefones (92) 99364-9797 (Disque-Denúncia da DECCM Norte/Leste) e 181 (SSP-AM).
A identidade dos denunciantes será mantida em sigilo.