O TikTok está disponibilizando seu sistema de recompensas para vídeos longos no Brasil. Chamado “Programa Criativo”, o fundo incentiva que criadores gerem conteúdo de mais de um minuto e com alta qualidade.
O programa de monetização foi inaugurado em fevereiro deste ano, em fase Beta. Além do Brasil, a ferramenta foi disponibilizada nos países França, Alemanha, Japão, Coreia e Reino Unido.
Basicamente, o Programa Criativo é um substituto para o fundo de criadores do TikTok. A ideia é gerar mais receita e recompensar criadores de conteúdo que produzam vídeos com maior qualidade.
Para participar, o usuário precisa:
- Ter mais de 18 anos;
- Ter 10 mil seguidores ou mais;
- Acumular pelo menos 100 mil visualizações nos últimos 30 dias.
Que tipo de conteúdo será recompensado?
Segundo o TikTok, o Programa Criativo vai pagar criadores que produzirem:
- Vídeos com mais de 1 minuto;
- Vídeos originais;
- Criações de alta qualidade “com edição e filmagem bacana”.
A plataforma não entra em detalhes sobre o que define como “filmagem bacana”, tampouco como será feita a avaliação. Ao final do texto de suporte, a plataforma dá dicas de como ser um bom criador de conteúdo.
Participar do Programa Criativo é totalmente opcional, e uma vez inscrito no modelo se impossibilita voltar para o fundo anterior. Até agora, o TikTok não revelou quando o fundo antigo será abandonado.
O Programa Criativo é apenas um dos vários meios de monetização disponíveis no serviço. Além dele, usuários podem faturar com inscrições em lives, presentes, gorjetas e TikTok Pulse.