Mundo – A disputa presidenciável na Argentina vai ao segundo turno, que será disputado no dia 19 de novembro pelos candidatos Sergio Massa, ministro da Economia e governista, e ultradireitista Javier Milei, realizada nesse domingo (22).
Após a abertura das urnas, uma surpresa: o candidato governista teve 36,64% dos votos válidos, até às 23h18 desse domingo. Já Milei, teve 30,01%. Em terceiro lugar aparece Patricia Bullrich, com 23,83%, o que confirma o resultado apresentado nas pesquisas de intençao de voto das últimas semanas.
A disputa teve cinco candidatos paraoccupar a Casa Rosada: o governista Sergio Massa (Unión por la Patria), o libertário Javier Milei (La Libertad Avanza), a liberal Patricia Bullrich (Juntos por el Cambio), o centrista Juan Schiaretti (Hacemos por Nuestro País) e o oposicionista de esquerda Myriam Bregman (Frente de Izquierda).
Segundo as autoridades eleitorais argentinas, foram às urnas nesse dominfo, 77,65% dos eleitores.
Nas redes sociais, o candidato governista agradeceu aos seus eleitores pela votação. Massa disse que vai convocarum governo de unidade.
“Graças aos mais de 25 milhões de argentinos que foram votar, nossa democracia saiu mais forte. Vou convocar um governo de unidade nacional com os melhores e independentemente da sua força política. No dia 19 de novembro temos que definir se construímos um país que abrace todos ou um país do salve-se quem puder. Eu vou abraçar cada argentino e cada argentina, não importa como eu pense, não importa sua religião, não importa sua condição social”, escreveu ele.
Já Milei, ainda não se pronunciou sobre a votação.