A The Game Awards (TGA) é uma das premiações mais aguardadas do ano, com diversas categorias premiadas após a escolha de um grupo de jurados da imprensa — que inclui o Voxel — e um evento recheado de trailers e anúncios de jogos.
Criado e apresentado por Geoff Keighley, o evento é uma evolução do Spike Video Game Awards, realizado entre 2003 e 2013 também com o jornalista na equipe. E claro que a categoria mais aguardada pelo público é sempre a de Jogo do Ano (Game of the Year, ou GOTY), que é a glória máxima do evento.
Mas você sabe quais foram todos os jogos que já venceram essa premiação? A seguir, veja a lista de indicados e vencedores ano a ano, já como aquecimento para a edição de 2023.
Todos os GOTYs da TGA
The Game Awards 2014
- Bayonetta 2
- Dark Souls II
- Dragon Age: Inquisition
- Heartstone
- Middle-earth: Shadow of Mordor
A primeira edição da TGA ficou marcada por um raro jogo de cartas para PC e mobile indicado e nenhum título da Nintendo nessa categoria. Já o vencedor foi Dragon Age: Inquisition, jogo da BioWare que é o terceiro da franquia e traz um mundo “semi-aberto” de RPG e ação.
O título foi bastante elogiado por trazer um universo rico, com personagens altamente personalizáveis e conversas a partir de uma “roda de diálogos”. Ele evoluiu o combate dinâmico da série, a maior parte dele em tempo real, mas com a já tradicional pausa para você planejar próximos movimentos. Hoje, Inquisition tem também DLCs que expandem a experiência do jogador.
The Game Awards 2015
- Bloodborne
- Fallout 4
- Metal Gear Solid V: The Phantom Pain
- Super Mario Maker
- The Witcher 3: Wild Hunt
Lançado pela CD Projekt RED, The Witcher 3: Wild Hunt foi altamente elogiado pelo mundo aberto vasto e com missões paralelas bem construídas, a consagração de Geralt como protagonista e um combate intuitivo, cheio de possibilidades.
Só que o seu lançamento — que passou por alguns adiamentos e deveria sair em 2014 — também foi criticado por vários bugs e questões técnicas que foram resolvidas apenas em atualizações futuras. Na mesma premiação, ele levou o prêmio de Melhor RPG.
The Game Awards 2016
- Doom
- Inside
- Overwatch
- Titanfall 2
- Uncharted 4: A Thief’s End
Em um ano com três jogos de tiro concorrendo, a experiência multiplayer competitiva da Blizzard saiu vitoriosa. Fora o GOTY, Overwatch ganhou quatro estatuetas nessa TGA, incluindo Melhor Multiplayer, Jogo de eSports e Direção de Jogo.
O título se destacou por trazer uma lista de personagens originais que rapidamente viraram queridinhos do público, partidas emocionantes, mapas bem construídos — que embora simples, exigem treino para serem dominados.
The Game Awards 2017
- Horizon Zero Dawn
- Persona 5
- PlayerUnknown’s Battlegrounds
- Super Mario Odyssey
- The Legend of Zelda: Breath of the Wild
O primeiro e até agora único prêmio de GOTY da Nintendo na TGA foi de The Legend of Zelda: Breath of the Wild.
Um dos jogos mais bem avaliados de toda a geração, o título virou referência em termos de mapa aberto com vários acontecimentos que parecem aleatórios, exploração repleta de quebra-cabeças para adquirir colecionáveis, uma narrativa não exatamente linear e um visual que inspirou vários títulos nos anos seguintes.
The Game Awards 2018
- Assassin’s Creed Odyssey
- Celeste
- God of War
- Marvel’s Spider-Man
- Monster Hunter: World
- Red Dead Redemption 2
A reimaginação da franquia God of War foi a vencedora da TGA 2018 ao apresentar um personagem querido pelo público em uma versão mais madura e melancólica, mas nem por isso menos brutal.
God of War teve altas avaliações pela narrativa, que apresenta aspectos da mitologia nórdica enquanto mostra o amadurecimento na relação entre pai e filho. O título tem ainda um combate fluido de golpes violentos e aspectos gráficos de ponta.
The Game Awards 2019
- Control
- Death Stranding
- Resident Evil 2
- Sekiro: Shadows Die Twice
- Super Smash Bros. Ultimate
- The Outer Worlds
Considerada uma das disputas mais equilibradas da história da TGA, a edição de 2019 tem uma lista de indicados variada e de peso, mas que trouxe o primeiro prêmio para a FromSoftware.
Sekiro: Shadows Die Twice é marcado por uma jogabilidade que premia o parry executado com perfeição, o que leva o jogador a batalhas épicas em especial contra chefes — sem contar a ótima ambientação em uma versão ficcionalizada do Japão feudal.
The Game Awards 2020
- Animal Crossing: New Horizons
- Doom Eternal
- Final Fantasy VII Remake
- Ghost of Tsushima
- Hades
- The Last of Us Part II
The Last of Us: Part II foi o vencedor em 2020, em uma disputa quente com outros títulos publicados para o PS4 e o fenômeno indie Hades. Já o novo Animal Crossing é talvez o mais inesperado da lista, mas foi um dos grandes fenômenos do ano em especial pela popularidade no auge da pandemia da covid-19.
O título da Naughty Dog levou ao todo sete prêmios na competição e é a aguardada sequência do jogo de 2013, trazendo jogabilidade ampliada em mapas e mecânicas de combate, gráficos aprimorados especialmente em cenários e uma narrativa ainda mais complexa e brutal.
The Game Awards 2021
- Deathloop
- It Takes Two
- Metroid Dread
- Psychonauts 2
- Ratchet & Clank: Rift Apart
- Resident Evil Village
Sem gráficos de ponta ou um vasto mundo aberto que garante dezenas de horas de exploração, It Takes Two conquistou o público e a crítica pela sensibilidade e criatividade.
O título cooperativo mostra um casal em pleno divórcio aprendendo sobre respeito e parceria a partir de missões variadas e divertidas que brincam com diferentes gêneros de jogos. A vitória foi também uma oportunidade de vermos no palco o CEO da Hazelight Studios, Josef Fares, que sempre rouba a cena durante a TGA.
The Game Awards 2022
- A Plague Tale: Requiem
- Elden Ring
- God of War Ragnarök
- Horizon Forbidden West
- Stray
- Xenoblade Chronicles 3
O mais recente vencedor do principal prêmio da TGA é Elden Ring, marcando o segundo prêmio da FromSoftware na categoria — o único estúdio que levou o GOTY duas vezes até agora. Elogiado por misturar aspectos do subgênero soulslike com novidades aguardadas pelo público, como um mundo aberto de possibilidades e perigos.
Elden Ring tem ainda uma trilha sonora memorável, chefes tão criativos quanto desafiadores e novos esquemas de jogabilidade como runas ou o uso do cavalo Torrente para se locomover. O ano se destaca ainda por ter entre os indicados dois jogos publicados pela Sony.
E aí, quais são seus favoritos para Jogo do Ano em 2023? Nos conte nas redes sociais do Voxel!