Ícone do site Portal Amazonês | Notícias e Informações

Flávio Bolsonaro diz que imposto sindical é para Lula ‘encher bolso de aliados’

Flávio Bolsonaro

Rio de Janeiro (RJ) – O senador Flávio Bolsonaro (PL) criticou uma proposta no Congresso para retomar a contribuição de trabalhadores para sindicatos, que deve ter o apoio do governo Lula (PT). A proposta deve ser a presentada pelo deputado federal Luiz Gastão (PSD).

Em uma publicação nas redes sociais, Flávio Bolsonaro afirmou que Lula quer trazer de volta o imposto sindical, agora chamado de contribuição, para “tirar dinheiro” do trabalhador sem dar a ele o direito real de recusar. “O governo quer dificultar ao máximo a oposição, garantindo mais dinheiro para sindicatos aliados e campanhas políticas”, diz o senador na publicação.

https://portaltucuma.com.br/wp-content/uploads/2025/03/Snapinst.app_video_AQPxHka8jZ07p_n3m4kKYnlLPVuIZEzffpJ-_KVocRvZBJGxB_kdCjtqGBIzagaYfvLlrR4Az6Wag7TJmQwK7p7NfjMcaCzeIrBA79E.mp4

O autor da proposta, que integra grupo informal formado por sindicatos e confederações patronais, avalia que é necessário financiar os sindicatos, que perderam a obrigatoriedade da contribuição sindical, com o advento da Reforma Trabalhista.

Questionado na Câmara dos Deputados em 2023, ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, havia descartado a volta do imposto sindical obrigatório ao participar durante audiência pública. “Isso não está em debate”, afirmou.

“O imposto sindical acabou e não volta mais”, reforçou o ministro do Trabalho. “O que está em debate é a possibilidade de uma contribuição negocial, desde que a assembleia delibere e aprove, portanto não será obrigatória”, continuou.

Sair da versão mobile