Brasil – “Encerro minhas palavras dizendo a todos e a todas do meu orgulho de ser preta”. Essas foram algumas das palavras proferidas pela deputada baiana Fátima Nunes (PT) na tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Acontece que a parlamentar que se disse orgulhosa por ser preta se autodeclarou como branca nas eleições de 2022, o que contradiz o registro feito junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“Mas estar aqui no 6º mandato, para lutar para que nossas comunidades tenham o direito de viver e viver com tranquilidade nos lugares onde estão, principalmente na agricultura familiar”, complementou seu discurso.
Na ocasião de seu discurso, a parlamentar falava de uma ação realizada na segunda-feira (2), em Feira de Santana, junto ao governador Jerônimo Rodrigues e demais secretários estaduais e empresários, sobre projetos de saneamento e acessibilidade ao município.
Fátima Nunes ainda falou sobre um ano da vitória do presidene Luiz Inácio Lula da Silva no primeiro turno das eleições em 2022, comemorando o que ela considera como o “retorno de conquistas sociais e políticas importantes para o país e, ao concluir o discurso, se declarou como preta”.
Internet não perdoa
Após a fala da deputada nessa terça-feira (3), muitos internautas foram às redes sociais manifestar críticas contra Fátima Nunes. “Deputada Fátima Nunes, PT da Bahia, que se autodeclarou branca diz ter “orgulho de ser preta”. A esquerda está descontrolada”, disse um usuário do Twitter.
Já outro postou uma foto da parlamentar com a seguinte legenda: “A deputada estadual Fátima Nunes (PT) disse hoje em discurso na Assembleia Legislativa da Bahia que se orgulha de ser mulher, preta e pobre! Preta? Como é isso, deputada? Ah, tá demais! Demais!”
Deputada diz que sente orgulho em ser preta, mas se declarou branca no TSE pic.twitter.com/UiIuRtCvbF
— Tucumamidias4 (@Tucumamidias411) October 4, 2023