A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais divulgou, nesta terça-feira (5), a pré-lista de filmes brasileiros selecionados para concorrer ao Oscar 2024. A seleção traz seis produções que tentarão uma indicação na categoria Melhor Filme Internacional.
Inicialmente, 28 longas-metragens nacionais foram considerados aptos para representar o Brasil na principal premiação do cinema. Dividida em dois turnos, a recente lista foi escolhida a partir dos votos dos 25 membros da Academia Brasileira.
Conforme a organização, o longa-metragem brasileiro que buscará a indicação no Oscar 2024 será revelado no dia 12 de setembro (terça-feira). A seguir, o Minha Série apresenta os trailers e as sinopses de cada um dos filmes nacionais pré-selecionados:
Estranho Caminho
Dirigido por Guto Parente, Estranho Caminho retrata o retorno de um cineasta ao Brasil após 10 anos longe da família. Durante o lockdown da pandemia de Covid-19, o personagem vê uma oportunidade de reconstruir o relacionamento com o pai distante.
Noites Alienígenas
Em Noites Alienígenas, três jovens da periferia de Rio Branco, no Acre, são vítimas de uma tragédia em comum em meio a ascensão do crime organizado na região. De Sérgio Carvalho, a trama “une a Amazônia urbana e a ancestralidade dos povos tradicionais”.
Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha
A cinebiografia Nosso Sonho mostra a história da dupla Claudinho e Buchecha. Dirigido por Eduardo Albergaria, a produção foca na amizade dos dois músicos cariocas e a jornada de superação até se tornarem os principais nomes do funk melody nacional.
Pedágio
De Carolina Markowicz, Pedágio apresenta a rotina de uma cobradora de pedágio que descobre uma forma ilegal de fazer renda extra com o trabalho. Com isso, ela busca reunir dinheiro suficiente para pagar o tratamento de “cura gay” do filho.
Retratos Fantasmas
Dirigido por Kleber Mendonça Filho, Retratos Fantasmas é um longa-metragem documental sobre a evolução do centro de Recife durante o século XX. Usando imagens de arquivos, a produção reflete as mudanças da capital e da sociedade pernambucana.
Urubus
De Claudio Borrelli, Urubus retrata o encontro de um líder de uma gangue de pichadores de São Paulo e uma estudante de artes. Após uma intervenção do grupo durante a 28ª Bienal de São Paulo, a arte das ruas vira alvo de um polêmico debate cultural.
O Brasil e o Oscar
Ao todo, oito produções brasileiras já foram indicadas ao Oscar. Quatro delas concorreram na categoria Melhor Filme Internacional: O Pagador de Promessas (1963), O Quatrilho (1996), O Que É Isso, Companheiro (1998) e Central do Brasil (1999).
Os outros representantes foram Uma História de Futebol (Melhor Curta-Metragem, 2001), Cidade de Deus (Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, 2004), O Menino e O Mundo (Melhor Animação, 2016) e Democracia em Vertigem (Melhor Documentário, 2020).
Promovido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, a 96ª edição do Oscar está prevista para ocorrer no dia 10 de março de 2024. Seguindo a tradição, a premiação acontecerá no Dolby Theatre, em Los Angeles.