Manaus (AM) – Uma família ribeirinha em uma canoa viveu momentos de tensão ao naufragar no Rio Amazonas na última terça-feira (1º), durante o trajeto de volta para casa após participar do tradicional Festival Folclórico de Parintins. O momento exato do acidente foi registrado em vídeo e viralizou nas redes sociais.
A embarcação de pequeno porte transportava dois homens e três mulheres, todos moradores de uma comunidade rural nas proximidades de Parintins, a 370 km de Manaus. Segundo relatos, o acidente pode ter sido causado por excesso de peso.
Nadaram até a margem
As imagens mostram o grupo dentro da canoa instantes antes de ela afundar. Todos nadam em segurança pelo rio até uma área de mata próximo. Não há informações sobre o resgate das pessoas. Não houve feridos ou vítimas fatais. Até o momento, não há informações oficiais sobre a atuação de equipes de resgate.
Lancha com passageiros fica à deriva
No último domingo (29), passageiros da lancha Expresso Rio Negro, que fazia a rota Parintins – Manaus, ficaram à deriva por mais de seis horas nas proximidades da comunidade Conceição. A embarcação apresentou falha mecânica no início da viagem. Mesmo após os motores serem religados, os passageiros relataram insegurança durante todo o trajeto.
A embarcação que saiu de Parintins, deveria chegar a Manaus por volta das 13h30, mas apresentou problemas mecânicos ainda no início da viagem. Após cerca de 30 minutos parada no meio do rio, a tripulação conseguiu religar os motores, o que deu aos ocupantes uma falsa sensação de segurança.
Pouco tempo depois, porém, a lancha voltou a apresentar falhas e parou de vez no rio, a aproximadamente 3h30 de distância do município de Itacoatiara.