Amazonas – O governador Wilson Lima (União Brasil) nomeou, na tarde desta sexta-feira (8), Rafael Vinheiro Monteiro Barbosa para o cargo de defensor geral, da Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM), durante o biênio 2024/2026.
Rafael Barbosa foi o mais votado no último dia 1º de dezembro, encabeçando a lista tríplice encaminhada para a escolha de Wilson Lima.
Entre os defensores públicos da lista estavam também concorrendo ao posto, Caroline Pereira Souza e Messi Elmer Vasconcelos Castro, segundo e terceiro colocados na eleição, respectivamente.
A lista foi, então, entregue ao governador Wilson Lima, a quem coube a indicação final para o comando da instituição.
Sobre Rafael Barbosa
Rafael Vinheiro Monteiro Barbosa é defensor público de 1ª Classe, com ingresso na carreira em 2004. Atualmente titular da Defensoria Pública Recursal Cível.
Graduado em Direito pela Universidade Nilton Lins. Doutor e Mestre em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (dentro do Programa de Estímulo ao Aperfeiçoamento da DPE/AM). Pós-Doutorando em Direito na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS.
Foi defensor público na comarca de Parintins, com atuação nas áreas cíveis, criminais e família.
Conselheiro por 02 (duas) vezes, Subdefensor-Geral (2014-2016); Defensor Geral (2016-2018 e 2018-2020); Diretor da Escola Superior da Defensoria Pública (2013-2014 e 2020 até a presente data).
*Com informações da assessoria