Se você está por dentro do universo de filmes de terror, certamente, deve ter ouvido falar sobre When Evil Lurks (Cuando acecha la maldad, no original). Dirigido e roteirizado por Demián Rugna, que já havia conduzido o elogiado Aterrorizados (Aterrados), de 2017, o longa-metragem argentino tem chamado bastante atenção dos espectadores, sendo considerado por alguns, inclusive, como o melhor filme de terror de 2023. Especialmente por conta de sua proposta inovadora.
Lançado no mês passado, em outubro, When Evil Lurks aposta em uma trama relativamente simples e direta, mas cheia de detalhes interessantes e regras próprias, para conquistar os fãs de horror. “Em uma cidade remota, dois irmãos encontram um homem infectado pelo diabo prestes a dar à luz a própria doença. Eles decidem se livrar do homem, mas só conseguem espalhar o caos”, revela a sinopse oficial da atração no site IMDb.
Mas, caso você ainda não tenha assistido When Evil Lurks ainda, a pergunta que você deve estar se fazendo é: vale a pena ver o filme de terror argentino? Bem, abaixo, você encontra 3 motivos para dar uma chance à projeção!
3 – Efeitos práticos chocantes
Para começar, vale destacar que When Evil Lurks tem uma abordagem mais “old school” quando se trata de seus efeitos especiais, apostando mais em maquiagens e recursos reais, o que é algo bem legal de se ver, visto que a maioria dos filmes de terror modernos se utilizam de CGI para compor suas cenas mais violentas ou até mesmo suas criaturas e demônios.
Com isso, When Evil Lurks se torna ainda mais assustador e chocante, já que o que estamos testemunhando em tela não é algo computadorizado, mas, sim, “real”.
2 – Atmosfera tensa e violência sem distinção
Outro ponto positivo de When Evil Lurks é a sua atmosfera sombria, que vai ficando cada vez mais opressora conforme o filme se desenvolve e seus segredos são revelados. Nesse caso, palmas para o diretor Demián Rugna, que consegue ir deixando sua obra mais assustadora a cada minuto e a cada novo desdobramento narrativo.
Ah, e como não falar sobre a violência abrangente de When Evil Lurks, não é mesmo? O filme traz cenas bem fortes e não faz distinções para quem sua raiva será direcionada. Sério: ninguém esta à salvo.
1 – Universo próprio, regras próprias
Para completar, um dos elementos que mais chama atenção em When Evil Lurks é o seu universo próprio, que tem suas próprias regras e convenções. Como a obra argentina tenta (e consegue) inovar dentro do subgênero de filmes de terror sobre possessões demoníacas, ela cria um mundo diferente do habitual, no qual pessoas “apodrecidas” (como são chamadas pessoas encapetadas) são comuns, até certo ponto, e o mal é encarado de uma maneira mais crua e fria.
Para você entender melhor, no universo de When Evil Lurks, por exemplo, já não existem mais igrejas e a ideia de que padres exorcistas são grandes heróis é completamente descartada. Os personagens desse mundo também são munidos de regras, quase que como um manual, sobre como agir na presença de “apodrecidos”. Caso quebrem essas regras, há consequências graves. Inclusive, é a negligência de algumas dessas normas que desencadeia todo o caos dentro da história.
Enfim, se você ainda não viu When Evil Lurks, vale a pena conferir a obra argentina de terror que está dando o que falar!