O mensageiro WhatsApp em breve pode ganhar um recurso de comunicação para conversas em grupo que já é popular em outros aplicativos de comunicação. A função é a possibilidade de mencionar automaticamente e forma rápida em uma mensagem todas as pessoas que estão presentes na conversa.
O site WABetaInfo encontrou essa novidade ainda em fase experimental durante a versão Beta 2.25.26.3 do WhatsApp para Android. Isso significa que a opção passa por testes e, se aprovada, se tornará no futuro próximo um integrante do serviço estável, inclusive para os demais sistemas operacionais.
Graças a essa alteração, usuários que precisam enviar uma mensagem importante em um grupo e não querem que ela se perca entre outros recados podem “chamar a atenção” de todos os participantes sem precisar marcá-los individualmente. Dessa forma, a pessoa tem maior certeza de que os demais ao menos foram notificados para ler o conteúdo.

No Beta, é possível fazer isso ao digitar o “@” na caixa de texto e, em vez de escolher um a um os destinatários, selecionar a opção “everyone” (ou “todos”, em inglês). Isso fará com que o aviso seja enviado até mesmo se o usuário alterou as opções de privacidade para receber menos notificações — ou seja, o uso dessa opção deve ser feito com parcimônia.
Esse tipo de recurso para mensagens mais urgentes ou relevantes já é conhecido de quem utiliza outros apps para trocar mensagens em grupo. Este é o caso do Discord, bastante usado pela comunidade gamer, e também o Slack, voltado para o meio corporativo.
De acordo com o WABetaInfo, os testes revelam ainda que o recurso não terá limitações, ao menos por enquanto: é possível mencionar todos os integrantes até mesmo de grupos muito grandes, que normalmente têm restrições de funcionamento. Porém, a companhia pode adicionar mudanças posteriormente, como permitir que só administradores enviem esse tipo de recado ou liberem o uso pelos demais participantes.