O episódio mais recente da franquia Saints Row dividiu as opiniões do público e acabou se mostrando um fracasso comercial. E, ao que tudo indica, isso acabou tendo um peso para a produtora Volition, que fechou suas portas e deixou de existir na última quinta-feira (31).
Segundo um comunicado oficial da empresa nas redes sociais, a decisão de fechar o estúdio partiu da própria Embracer Group, sua atual dona, e faz parte de um plano maior da empresa. A Volition revelou que a decisão do fechamento havia sido tomada em junho deste ano, e muito disso também se deve pelo fato do estúdio não ter conseguido um financiamento avaliado em US$ 2 bilhões.
Embracer Group has closed Volition Games, developers of the Saints Row Series
The closing of the studio is effective immediately
My thoughts with the all the developers who are now out of work. Hoping they find new opportunities quickly pic.twitter.com/WXcLQdqEGq
— Benji-Sales (@BenjiSales) August 31, 2023
“O time da Volition teve orgulho de criar entretenimento de nível mundial para fãs ao redor do mundo por 30 anos. Fomos lideramos pela paixão pela nossa comunidade e sempre trabalhamos para entregar alegria, surpresa e deleite”, diz um comunicado feito pela empresa e divulgado no X (antigo Twitter).
A Volition conclui afirmando seu compromisso com os colaboradores, oferecendo assistência durante a “transição”. A empresa também agradeceu o suporte e carinho dos fãs ao longo dos anos.
Histórico da Volition
A Volition nasceu há mais de 30 anos, e inicialmente era conhecida como Parallax Software. Entre seus títulos de sucesso estão Descent, Red Faction e Saints Row, mas também chegou a trabalhar em games como Summoner 2 e The Punisher após sua aquisição pela THQ no ano 2000.
Em 2013, ela foi vendida para a Deep Silver, onde trabalhou em Agents of Mayhem e o próprio Saints Row lançado no último ano — dois projetos que, infelizmente, fracassaram com o público e não ajudaram a cobrir os prejuízos acumulados pelo estúdio.