Brasil – Uma agressão foi registrada por câmeras de segurança nesse último domingo (23), no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, Belo Horizonte. No vídeo, Luana Otoni de Paula, de 39 anos, foi flagrada batendo e xingando um gerente operacional da companhia aérea Azul.
Segundo informações, o voo tinha como destino Natal (RN). O funcionário da Azul perguntou se a mulher precisava de atendimento médico e explicou que ela precisaria ser realocada em outro voo ao perceber que ela apresentava sinais de embriaguez.
Ao retirar os pertences da passageira, a mulher profere uma série de ofensas racistas incluindo “macaco”, “preto”, “cretino” e “babaca”, enquanto agride fisicamente o funcionário com socos e chutes. Outro funcionário também foi alvo de insultos ao tentar ajudar.
O vídeo do ataque rapidamente se espalhou nas redes sociais, provocando uma onda de indignação e repúdio. Internautas e organizações de direitos humanos condenaram veementemente as atitudes de Luana, destacando a gravidade das ofensas raciais e a violência física praticada.
A Polícia Federal foi chamada e deu voz de prisão à mulher, encaminhando-a para a Polícia Militar (PM).
A companhia aérea Azul também se manifestou sobre o ocorrido. “Uma cliente indisciplinada no voo AD2562 (Belo Horizonte-Natal) foi orientada a desembarcar por comportamento inadequado. Azul ressalta que repudia veemente qualquer tipo de ofensa ou agressão aos Clientes e seus Tripulantes, sendo certo que serão adotadas as medidas cabíveis”.