VÍDEO: Haddad discute com Kataguiri na Câmara: ‘Prática do bolsonarismo’

VÍDEO: Haddad discute com Kataguiri na Câmara: 'Prática do bolsonarismo'

Brasil – A eliminação da isenção para compras em sites internacionais de até US$ 50 causou um acirrado debate entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) na Câmara dos Deputados. Nesta quarta-feira (22), Haddad compareceu à Comissão de Finanças e Tributação para discutir o assunto.

Kataguiri questionou o ministro sobre a intenção do governo de aumentar a arrecadação através da elevação de impostos, mencionando um suposto conflito recente entre deputados do PT e o governo a respeito da questão.

Em resposta, Haddad afirmou que o governo precisa de mais tempo para tomar uma decisão sobre a retomada do imposto federal sobre compras internacionais. Ele também defendeu a decisão dos governadores de aumentar o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) estadual, classificando-a como acertada.

Atualmente, as compras internacionais de até US$ 50 são sujeitas apenas ao ICMS estadual, com uma alíquota de 17%.

Haddad acusou Kataguiri de tentar politizar a discussão, enfatizando a necessidade de entender as realidades das feiras e periferias do país. Ele desafiou o deputado a criticar publicamente o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e ressaltou a integridade do varejo e da indústria brasileira, além de pedir que as vozes dos empresários sejam ouvidas.

“Pega o microfone e fala mal do Tarcísio [de Freitas, governador de São Paulo]. Fala! O varejo brasileiro é honrado, feito de empresário honrado, a indústria é honrada. As pessoas que mandaram esse documento para nós são honradas, merecem ser ouvidas. Feche a porta para ouvir e parar de lacrar na rede”, provocou Haddad.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *