Vereador diz que autismo ‘se cura na peia ou na chibata’

Vereador - Ceará

Brasil – A fala do presidente da Câmara Municipal de Jucás, no Ceará, vereador Eúde Lucas, gerou polêmica em todo o Brasil após demonstrar falta de conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), condição que afeta cerca de 2 milhões de brasileiros.

Eúde Lucas disse, durante seu discurso nessa quarta-feira, que vem observando como as pessoas falam sobre o tema e comenta que em sua infância seu pai tirava o autismo “na peia”, “na chibata”.

“Tem uma declaração que os artistas, os autores, sei lá… tá rondando. Eu digo ‘eu era autista’, só que meu pai tirou o autista na peia. Naquele tempo tirava autista era na chibata. Porque era um menino meio traquina”, afirmou o vereador querendo atribuir o transtorno a questões comportamentais.

Após a repercussão de sua fala, o parlamentar se pronunciou por meio de nota e disse que não teve intenção de ofender pessoas com TEA, e que foi uma fala excessiva e equivocada e lamentou “profundamente que tenha sido mal interpretado”.

TEA

Conforme o Ministério da Saúde, O TEA é um “distúrbio caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento”. A pessoa diagnosticada pode ter alterações na comunicação, na interação social e no comportamento.

Veja:

Lula avalia encontro com Zelensky como ‘boa conversa’ para construção da paz



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *