Mundo – Um urso selvagem provocou pânico, no último domingo (17) após atacar moradores da cidade turística de Liptovsky Mikula, na Eslováquia. Em um curto intervalo de tempo, o animal matou uma mulher e, dias depois, cinco pessoas, incluindo uma criança e um idoso, foram feridos pelo animal. A prefeitura decretou situação de emergência.
De acordo com informações da imprensa local, durante 20 minutos no centro da cidade, o animal, denominado urso pardo, aparentemente assustado, invadiu a cidade, atacou cinco pessoas, incluindo uma criança e um idoso que sofreram cortes e mordidas, em seguida retornou para a floresta. Os feridos foram encaminhados ao hospital e passam bem.
Dois dias antes, uma mulher morreu após o ataque de outro urso na região. A vítima, de 31 anos, caiu em um penhasco após ser perseguida pelo animal, e segundo as autoridades, ela não resistiu aos ferimentos da queda.
Assista ao vídeo:
Na segunda-feira 18, a prefeitura do município eslovenio chegou a decretar situação de emergência,alertando aos moradores que não saíssem de sua residência , uma vez que o animal continuava solto. Seis grupos formados por caçadores, policiais e especialistas em floresta selvagem tentavam localizar o animal nos arredores da cidade percorrendo quase 300 quilômetros da capital Bratislava.
O ministro do meio ambiente da Eslováquia informou que irá apresentar ações para mais controle dos animais.
Veja também
Um guia turístico e três turistas passaram por um susto daqueles durante uma visita na Amazônica peruana. O momento foi registrado em vídeo. O quarteto foi perseguido por uma onça-pintada, que estava pronta para atacar. A expedição ocorreu em dezembro de 2023, mas só nesta semana as imagens foram divulgadas no perfil do Instagram do guia, Fernando Tapia Vera.
Segundo o testemunho do guia, o grupo explorava a vida selvagem, um dos turistas alertou sobre a aproximação de uma onça. A princípio, Tapia pensou ser uma jaguatirica, espécie comum na região, mas ao pegar o celular para gravar, deparou-se com a onça parada a seis metros de distância, com os dentes à mostra, observando o grupo.