Última homenagem reúne multidão e figuras do poder; VEJA VÍDEOS

Última homenagem reúne multidão e figuras do poder; VEJA VÍDEOS

Glendale (Arizona) – Uma multidão estimada em mais de 100 mil pessoas lotou o State Farm Stadium e seus arredores neste domingo (21) para o funeral de Charlie Kirk, o influente ativista conservador e fundador do grupo Turning Point USA.

O evento transformou-se em um ato político granndioso, com a presença do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, do vice-presidente J.D. Vance, e de uma série de outras personalidades proeminentes da direita americana, incluindo o bilionário Elon Musk.

A cerimônia, que começou às 15h (horário de Brasília), foi precedida por uma grande comoção pública.

(Foto: Reprodução)

Horas antes da abertura dos portões, milhares de adeptos, muitos vestindo as cores da bandeira dos Estados Unidos da América (EUA) formavam longas filas no estacionamento do estádio.

A capacidade oficial do local é de 73 mil pessoas, mas, segundo Andrew Kolvet, porta-voz da Turning Point USA, a demanda foi tão grande que um espaço extra em uma arena próxima foi preparado para acomodar o público excedente.

Veja vídeo

Homenagem à Influência

(Foto: Reprodução)

Em declarações, o presidente Trump definiu o momento como uma oportunidade de “cura” e creditou a Kirk um papel fundamental na mudança do panorama político nas universidades americanas.

“Ele fez um trabalho incrível e tinha grande influência sobre os jovens, porque eles o adoravam. Se você voltar 10 anos, aquelas faculdades eram lugares perigosos para conservadores, e agora estão fervendo”, disse.

Além do presidente e do vice-presidente, a cerimônia contou com a presença de quase todo o gabinete presidencial, incluindo o secretário de Estado, Marco Rubio; o secretário de Saúde, Robert F. Kennedy Jr.; o secretário de Defesa, Pete Hegseth; a diretora de Inteligência, Tulsi Gabbard; e altos funcionários da Casa Branca, como Stephen Miller e Sergio Gor. O apresentador Tucker Carlson também estava entre as personalidades presentes.

Segurança Alta

(Foto: Reprodução)

Um alto funcionário do Departamento de Segurança Interna confirmou que o funeral recebeu a classificação máxima de segurança, equiparando-o a eventos de grande relevância nacional, como o Super Bowl, que é realizado no mesmo estádio.

A polícia local monitorou ameaças de “credibilidade desconhecida” relacionadas a pessoas presentes no evento. O clima de instabilidade pós-morte de Kirk já havia acendido um alerta na última sexta-feira (19), quando um homem armado de 42 anos foi preso após se dirigir ao local antes da ativação total do esquema de segurança.

Empresário Elon Musk comparece ao velório – (Foto: Divulgação)

Especialistas em segurança destacaram os desafios únicos do evento. Jonathan Wackrow, ex-agente do Serviço Secreto, explicou:

“Este local pode ser visto como um alvo atraente por causa da sua visibilidade. O potencial de [o funeral] ser interrompido por uma série de ameaças diferentes é algo em que as autoridades precisam realmente se concentrar”. disse

A característica do estádio de ter um teto retrátil, que pode ser aberto ou fechado, adicionou outra camada de complexidade ao planejamento, já que áreas abertas representam maiores dificuldades de monitoramento.

O Serviço Secreto emitiu um comunicado afirmando que o planejamento conjunto de segurança está em andamento, tratando o funeral como um teste significativo para a agência em um momento de hostilidades políticas.

Veja vídeo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *