Mundo – Nesta sexta-feira, (26), dia da Cerimônia de Abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Paris, o treinador de boxe da delegação de Samoa, Lionel Elika Fatupaito, faleceu na Vila Olímpica. A notícia foi confirmada pelo Comitê Olímpico Nacional da Oceania (ONOC) e pelo presidente do Comitê Olímpico de Samoa, Paua Talalaleiei Punga.
“Lionel era um dos principais treinadores de boxe de Samoa e um grande incentivador do ideal Olímpico”, declarou Punga. Em comunicado, a ONOC afirmou que o chefe do comitê de Samoa se reuniu ainda na sexta-feira com toda a delegação do país, composta por 24 atletas, para passar uma mensagem de força, oferecer orações e tranquilizar a equipe quanto ao apoio da instituição durante os Jogos Olímpicos.
De acordo com informações da agência internacional AFP, Fatupaito faleceu em decorrência de causas naturais, sofrendo um ataque cardíaco. Serviços de emergência foram acionados e tentaram reanimar o treinador, mas infelizmente não tiveram sucesso.
A equipe de Samoa conta com um único atleta de boxe, Ato Plodzicki-Faoagali, de 25 anos, que participou do desfile com o restante da equipe. Não há informações se a morte ocorreu durante a Cerimônia de Abertura. Nas redes sociais, Plodzicki-Faoagali fez uma homenagem ao treinador, compartilhando a última foto que tiraram juntos em Paris.
“Nenhuma palavra é capaz de expressar o que eu estou sentindo. Mas descanse em paz e com amor, Lionel”, escreveu o boxeador. Ato compete na categoria dos pesos-pesados e estreia nas Olimpíadas neste domingo, 28, contra o belga Victor Schelstraete.
A Associação Internacional de Boxe (IBA) também publicou uma nota oficial lamentando a morte do treinador. “Estendemos nossas sinceras condolências à família, amigos e colegas de Lionel Elika Fatupaito, o treinador nacional de boxe de Samoa, que tragicamente faleceu durante Paris 2024. A dedicação e paixão de Lionel pelo esporte deixaram uma marca indelével na comunidade do boxe. Seu legado continuará a inspirar futuras gerações. Nossos pensamentos e orações estão com a equipe de Samoa e todos aqueles afetados por esta profunda perda”, diz o texto.