Mundo – Desde a madrugada deste sábado (30), internautas espalham boatos de que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teria morrido. A especulação ganhou força com base em alguns indícios que circularam online, como a agenda esvaziada do republicano neste fim de semana, a ausência de declarações públicas desde terça-feira (26) e até a imagem de um hematoma em sua mão, registrada durante a semana e usada por usuários como “prova” de um suposto problema de saúde grave.

Outro ponto que alimentou os rumores foi o fato de a Casa Branca ter hasteado a bandeira americana a meio-mastro, atitude que imediatamente foi associada, sem confirmação, à morte de Trump. No entanto, a homenagem foi após o ataque que matou 2 crianças durante uma missa nos EUA. Os rumores se intensificaram mais ainda quando a Casa Branca cancelou a agenda do presidente.

Com a repercussão, o tema “Casa Branca” chegou ao topo dos assuntos mais comentados no X (antigo Twitter) durante várias horas. Entre comentários sérios e questionamentos sobre a saúde do presidente, também houve espaço para memes e comparações bem-humoradas, ironizando a possibilidade de que o líder do país mais poderoso do mundo tivesse morrido sem nenhum anúncio oficial.
Fake news
No entanto, um vídeo publicado na ágina do X da “Inside Paper”, mostra Trump chegando ao campo de golf às 10h38 deste sábado, acabando com qualquer informação falsa divulgada nas redes sociais. No vídeo, Trump aparece com uma camisa branca e com o boné que com os dizeres “Faça a América Grande de Novo” cumprimentando apoiadores.