Manaus (AM) – Nesta quarta-feira (17), Joaquim Lourenço de Farias Filho, de 38 anos, foi preso pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), sob a acusação de estupro de vulnerável contra duas irmãs, uma das meninas tem 11 e outra tem 16 anos.
A prisão ocorreu no ramal Cueiras, quilômetro 15 da rodovia federal BR-174. A titular da delegacia, delegada Joyce Coelho, explicou que as investigações tiveram início após a avó das vítimas denunciar os abusos sexuais cometidos pelo homem.
“Recebemos essa denúncia em março, quando a avó das meninas compareceu até a Depca. A adolescente estava apresentando sintomas de gravidez. Constatada essa gravidez, a adolescente contou que estava grávida desse homem que é amigo de longa data do pai das vítimas”, diz Joyce.
Veja o vídeo da prisão
VÍDEO: Saiba quem é o suspeito que estuprøu irmãs de 11 e 16 anos pic.twitter.com/xcTCRW82tL
— Tucumamidias4 (@Tucumamidias411) April 17, 2024
Em seu depoimento, a idosa relatou que a adolescente de 16 anos havia sido vítima de estupro em duas ocasiões: em 2016, aos 8 anos de idade, e novamente em 2023. O segundo abuso resultou em uma gravidez. Na mesma denúncia, a criança de 11 anos, irmã da adolescente, também afirmou ter sido vítima de violência sexual pelo mesmo indivíduo.
“A adolescente contou que ali naquele ramal, o homem era temido pelas outras meninas por abusos sexuais. Por isso, nós representamos pela prisão preventiva dele e caso haja outras vítimas, que elas se sintam confortáveis para oferecer denúncia”
A delegada destacou que Joaquim é amigo do pai das meninas e tinha acesso livre à residência. Ele aproveitava os momentos em que ficava a sós com as vítimas para cometer os crimes.
O suspeito foi encaminhado para as devidas providências legais, enquanto as investigações continuam para esclarecer completamente o caso.