Manaus (AM) – O Rio Negro voltou a subir após a maior seca de sua história. Na última segunda-feira (30), o rio registrou 12,87 metros, 17 centímetros a mais do que a medição de sexta-feira (27), quando estava em 12,70, o menor nível já registrado em mais de 120 anos.
Segundo o Porto de Manaus, nos três dias anteriores, o rio registrou um acréscimo de 17 centímetros em seu nível de água. No sábado (28), o nível de subida foi de 12,75 m. Neste domingo (29) subiu mais 5 centímetros, chegando a marca de 12,80 m.
Amazonas – A estiagem está dando sinais de estabilidade. Conforme medição do Porto de Manaus nesta sexta-feira (27), o Rio Negro se manteve no mesmo nível, diferentemente do que foi percebido nessa semana. Baixou somente 3 centímetros nesta quinta-feira (26), quando foi registrado 12, 70 metros.
Um dia antes, o Negro registrou uma diminuição mínima, demonstrando redução de apenas 6 centímetros em seu nível.
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) continua monitorado o fenômeno que foi além da cota histórica da vazante em 121 anos. Segundo o órgão, estima-se que as águas devam chegar capital amazonense em aproximadamente uma semana, ou, no máximo, em 10 dias, porque parte da Bacia do Amazonas já está em fase de elevação.