Como uma fênix, Silent Hill renasceu das cinzas em maio do ano passado, ocasião em que a Konami anunciou uma série de projetos para a franquia — incluindo jogos e uma sequência cinematográfica do filme de 2006. Agora, depois de algum tempo sem atualizações, a Cineverse, estúdio responsável pelo projeto nas telonas, afirmou que o longa será uma “adaptação fiel” de Silent Hill 2.
Além disso, em comunicado de imprensa enviado à Variety, a Cineverse anunciou que adquiriu os direitos de “Return to Silent Hill” nos EUA. A produção, dirigida por Christophe Gans (mesmo diretor que comandou o primeiro filme da franquia em 2006), terá um amplo lançamento nos cinemas norte-americanos em uma data que ainda será definida.

“Silent Hill é uma das melhores franquias de videogames de todos os tempos, e Christophe Gans fez um trabalho fenomenal capturando a atmosfera dos jogos mais uma vez com Return to Silent Hill”, disse o diretor executivo de aquisições da Cineverse, Brandon Hill, no comunicado.
Já o diretor de Return to Silent Hill afirma que a Cineverse demonstrou uma “compreensão genuína do fanatismo” dos fãs em relação a franquia de terror. Gans ainda promete que o filme é uma adaptação que “respeita profundamente uma verdadeira obra-prima” dos videogames.
Relembre a história de Silent Hill 2
Silent Hill 2 é um dos jogos de terror mais icônicos da história dos videogames. Lançado originalmente em 2001 para PlayStation 2, a sequência da Konami acompanha a aterrorizante história de James Sunderland, um homem atormentado que recebe uma carta da esposa falecida e decide investigar a misteriosa Silent Hill.
A trama é popularmente reconhecida pela sua abordagem psicológica, trazendo simbolismos profundos e outros debates — como culpa, luto e redenção. O design de som, a ambientação aterrorizante e os monstros emblemáticos, como Pyramid Head, tornaram o jogo um verdadeiro clássico cult do gênero.

Além de influenciar toda uma geração de jogos de horror, Silent Hill 2 é frequentemente citado como um exemplo de narrativa madura e complexa entre os games do seguimento. Seu legado continuou no remake, lançado em 2024, trazendo uma nova visão para todo o terror psicológico que James enfrenta na cidade.
Agora, com Return to Silent Hill, os fãs esperam vivenciar mais uma vez a trama de James — agora sobre outras perspectivas. Certamente, a história já está pronta, então nos resta saber como a Cineverse abordará o projeto.
Return to Silent Hill tem outro veterano da franquia na produção
Em maio do ano passado, a Konami revelou algumas informações extras sobre Return to Silent Hill, que está sendo produzido por um grupo de pessoas e técnicos apaixonados pela obra original. Naturalmente, esse carinho estaria colaborando para que o design do filme alcance um alto nível de fidelidade.

Vale lembrar que até Akira Yamaoka, compositor e produtor de Silent Hill 2, também está trabalhando em Return to Silent Hill para deixar a sua identidade condizente com o que os fãs esperam de uma adaptação. “É exatamente como trabalhar em um grande livro. É importante mostrar respeito e humildade durante o processo”, disse Gans na época.
Ansioso para Return to Silent Hill? Comente suas expectativas conosco nas redes sociais do Voxel!