Mundo – Nesta semana, o X (antigo Twitter), anunciou que as curtidas em posts de outros usuários não poderão mais serem vistas puublicamente. A atualização entrou em vigor para todos os usuários, incluindo aos assinantes do X Premium, e visa grantir mais privacidade após a liberação do conteúdo pornográfico na plataforma.
A informação foi divulgada e explicada pela equipe de engenharia da rede social, em um comunicado expedido na última terça-feira (11). Com a atualização, a aba curtidas nos perfis, que exibia aos seguidores e visitantes os posts que um usuário havia curtido, foi removida. Somente o proprietário da conta poderá ver suas próprias curtidas.
Apesar do bom motivo por trás da atualização, que se resume em privacidade do usuário, a decisão gerou algumas polêmicas. Internautas discutem acerca de novos possíveis problemas como o uso de informações de curtidas para fins de chantagem e a dificuldade de avaliar o engajamento real de uma publicação, já que não é mais possível identificar se as curtidas vêm de usuários altenticos ou bots.
Segundo Elon Musk, proprietário do X, é “importante permitir que as pessoas curtam posts sem serem atacadas por isso”. A empresa acredita que curtidas públicas resultam em comportamentos indesejados, como não curtir determinado conteúdos por medo de represálias ou para proteger a imagem pública.
Em contrapartida, críticos da nova atualização afirmam que a medida pode facilitar fraudes e manipulação de posts, especialmente relação a eleições, tendo em vista que vivemos em uma sociedade dependente de redes sociais.