Mundo – Nesta quarta-feira, o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, foi alvo de tiros em Handlova, situada aproximadamente 180 km a nordeste da capital Bratislava, enquanto saudava apoiadores em frente a um centro cultural comunitário. Ex-membro do Partido Comunista e acusado de favorecer o Kremlin na política externa do país, Fico foi gravemente ferido, conforme informações oficiais.
Fico, um político veterano, está em seu quarto mandato como primeiro-ministro, liderando o partido Smer-SD, que ganhou as eleições gerais em setembro passado. Seu tempo no poder tem sido marcado por escândalos de corrupção e reformas polêmicas. Durante seu atual mandato, ele atraiu atenção internacional por seus comentários controversos sobre a Ucrânia, sugerindo que Kiev deveria ceder território à Rússia para encerrar o conflito — uma sugestão rejeitada repetidamente pela Ucrânia.
Primeiro Ministro da Eslováquia é alvo de atentado pic.twitter.com/ToIx5IeC04
— tucumamidias4 (@tucumamidias4) May 15, 2024
Com uma população de 5,4 milhões de habitantes, a Eslováquia é membro tanto da União Europeia (UE) quanto da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Desde o início da invasão russa em fevereiro de 2022, o país tem fornecido substancial apoio militar à Ucrânia. No entanto, Fico suspendeu o envio de armas ao país após prometer, durante a campanha eleitoral do ano passado, que não forneceria “uma única bala” a Kiev. Essa eleição resultou na formação de uma coalizão entre o Smer-SD e partidos de extrema-direita.
Robinho completa primeiro mês na cadeia e está inscrito para trabalhar na unidade
O ex-jogador dos Santos e da Seleção Brasileira, Robson de Souza, o Robinho, completou neste domingo (21), o primeiro mês de prisão na Penitenciária 2 de Tremembé, no Vale do Paraíba, a cerca de 160 quilômetros de São Paulo.
Robinho, que cumpre pena de nove anos pelo crime de estupro coletivo contra uma mulher albanesa na Itália, segue a rotina regular e está inscrito para trabalhar na unidade.
Veja matéria completa no link abaixo