Prefeito de cidade no México tem cabeça arrancada dias após assumir o cargo

Prefeito de cidade no México tem cabeça arrancada dias após assumir o cargo

Mundo – Alejandro Arcos, prefeito da cidade de Chilpancingo, no México, foi brutalmente assassinado no último domingo (6), apenas seis dias após ter assumido o cargo. A presidente Claudia Sheinbaum anunciou nesta segunda-feira (7) que a morte de Arcos, que foi decapitado, poderá ser investigada pelo Ministério Público Federal, de acordo com informações da imprensa local e do jornal O Globo.

Em coletiva de imprensa, Sheinbaum afirmou que as autoridades estão realizando as investigações necessárias para determinar a motivação do crime e identificar os responsáveis. “Estamos vendo se é necessário levar o caso à Procuradoria-Geral da República”, disse a presidente, destacando que as investigações estão sendo conduzidas em conjunto com as autoridades do estado de Guerrero, onde fica Chilpancingo.

O assassinato de Arcos aconteceu poucos dias após o secretário municipal Francisco Tapia ter sido executado em 3 de outubro. Apesar desses casos violentos, Sheinbaum destacou que Chilpancingo não figura entre os municípios com o maior número de homicídios no país.

Pouco antes de sua morte, Arcos compartilhou nas redes sociais imagens de uma visita às comunidades afetadas por um furacão. O Partido Revolucionário Institucional (PRI), ao qual o prefeito pertencia, manifestou indignação e pediu justiça, classificando o assassinato como um “crime covarde”.

Familiares de Arcos prestaram homenagens ao prefeito em uma mensagem no Facebook, destacando seu compromisso com a paz, o serviço público e o bem-estar da comunidade. As autoridades mexicanas continuam investigando o caso, que chocou a população de Chilpancingo e reforçou o alerta sobre a violência política no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *