Manaus (AM) – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Departamento de Polícia do Interior (DPI), enviou, nesta quarta-feira (11/10), equipes policiais para reforçar o combate às queimadas no município de Autazes (a 113 quilômetros de Manaus).
Policiais civis da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM) e da 39ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Autazes estiveram presentes na ação.
Conforme o delegado-geral adjunto da PC-AM, Guilherme Torres, ao todo 62 policiais civis e militares estão compondo a força tarefa, que visa identificar os responsáveis pelos incêndios florestais no município.
“É descrito, no artigo 250 do Código Penal, que é crime causar incêndio e expor ao perigo a vida e a integridade física de terceiros. O indivíduo que for identificado cometendo tal delito, será passível de prisão em flagrante e instauração de Inquérito Policial (IP), para responder por seus atos”, disse.
Veja mais:
Manaus (AM) – O Ministério Público do Amazonas (MPAM) tem acompanhado de perto os danos causados pelas queimadas e pela seca. A biodiversidade está severamente afetada em todo o Estado do Amazonas, devido a esses eventos, o que reforça a necessidade de ações efetivas.
De acordo com o Procurador-Geral de Justiça (PGJ), no âmbito das atribuições do MPAM, já foram instauradas medidas para combater as queimadas e minimizar os impactos da seca. Além de monitorar as agências fiscalizatórias, o Órgão propõe ações penais e civis públicas contra os responsáveis pelos crimes ambientais.
MPAM discute medidas para combater os incêndios e minimizar os impactos da seca