Manaus (AM) – Na manhã desta segunda-feira (29), a polícia divulgou informações sobre uma operação realizada no fim de semana que resultou na apreensão de mais de meia tonelada de drogas nos municípios de Maraã e Japurá, no interior do Amazonas. Durante a operação, dois tripulantes de um barco, Elizeu Soares da Silva e Wictor Hugo dos Santos, foram presos.
O delegado Rodrigo Beraldo explicou que a polícia já estava monitorando grupos de traficantes que utilizavam os rios desses municípios para transportar drogas até a capital. Na última sexta-feira (26), a equipe recebeu a informação de que uma grande quantidade de drogas estava escondida em uma área de mata em Maraã. No local, foram encontrados 349 kg de maconha skunk e 1 kg de pasta base de cocaína.
“A droga viria da Colômbia, na região de Japurá, com destino a Manaus. Ela estava escondida nessa região de mata, próximo do Lago de Maraã (…) Esta é a maior apreensão já feita no município”.
Já as drogas encontradas em um barco no porto de Japurá, a polícia informou que foi a própria proprietária do barco quem notou o material suspeito em sacos de fibra na parte traseira da embarcação e decidiu chamar as autoridades.
Dentro dos sacos, foram descobertos 152 tabletes de maconha, totalizando 168 kg. Com a cooperação da proprietária, os agentes acessaram as câmeras de segurança do barco e identificaram que os tripulantes Elizeu e Wictor Hugo estavam envolvidos no carregamento da droga.
A dupla foi presa e responderá por tráfico de drogas. Eles serão interrogados para ajudar a polícia a identificar outros envolvidos no esquema.