Brasil – Um torneio de futsal inusitado e ilegal foi interrompido pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM) na noite de quarta-feira (14), no bairro Praça 14 de Janeiro, Zona Sul de Manaus. A competição, batizada de “2º Torneio Futconha”, oferecia porções de maconha como premiação aos times vencedores.
O evento estava marcado para acontecer por volta das 23h em uma quadra do Prosamim e reunia equipes amadoras com nomes que faziam alusão à maconha, como “Chapada Seleção”, “Verde Esperança” e “Só Brasa”. Para se inscrever, os times precisavam doar 2 kg de alimentos não perecíveis.
Segundo a PM, a divulgação do torneio circulava nas redes sociais com imagens de folhas de maconha e usava códigos para se referir aos prêmios, como “pacotes de internet”, uma alusão à quantidade de droga prometida.
Os prêmios seriam:
- 1º lugar: 40g de maconha
- 2º lugar: 5g de maconha e combo de bebida alcoólica
- 3º lugar: R$ 50 e combo de sanduíches
A Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam) foi acionada após uma denúncia anônima sobre a possível distribuição de entorpecentes no local. De acordo com o tenente-coronel Renan Carvalho, comandante da Rocam, a informação chegou pelo canal de WhatsApp da corporação.
Durante a abordagem, não foram encontradas drogas e ninguém foi preso. Segundo os policiais, os prêmios seriam entregues apenas ao fim da competição, o que frustrou uma possível apreensão no momento da ação.
O caso deve seguir sob investigação.