Pix tem novas regras de segurança; veja as alterações

Pix tem novas regras de segurança; veja as alterações

Brasil – O Banco Central divulgou as novas regras de segurança para evitar fraudes no Pix. A partir desta terça-feira (1º), os bancos devem verificar com a Receita Federal as informações vinculadas ao Pix para evitar fraudes, como inclusão de pessoas mortas em chaves de terceiros. 

De a cordo com o Banco Central, cerca de 1% das chaves cadastradas serão afetadas e o principal objetivo da mudança é evitar fraudes. A receita constatou casos em que um nome diferente numa chave Pix do nome registrado na base de dados da Receita Federal eram cadastrados.

Segundo o BC, esse tipo de situação acontece por erro das instituições financeiras, mas tem sido usada por criminosos para dificultar o rastreamento.

Chaves Pix excluídas

O Banco Central informou que cerca de 9 milhões de chaves pix, cerca de 1% do total, serão excluídas. Estão entre as situações:

  • Grafia inconsistentes
  • Falecidos
  • CPF suspenso
  • CPF cancelado
  • CNPJ de empresas que não apresentaram demonstração financeira e contábil por dois anos
  • CNPJ de empresas oficialmente encerradas
  • CNPJ suspensos
  • CNPJ nulos

Medidas anunciadas

As medidas foram anunciadas em março pelo Banco Central (BC) e foi alvo de diversas informações falsas divulgadas na internet. Entre as mentiras difundidas, estão a de que quem deve impostos ou está com o nome sujo terá a chave bloqueada. Na verdade, as mudanças abrangem poucos usuários e buscam evitar golpes financeiros.

Segundo o próprio Banco Central, criador e administrador do sistema Pix, o principal objetivo da mudança é evitar que fraudadores insiram um nome diferente numa chave Pix do nome registrado na base de dados da Receita Federal. Essa situação, que ocorre por erro das instituições financeiras, tem sido usada por criminosos para dificultar o rastreamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *