Picanha mais barata na mesa dos brasileiros?; entenda

PICANHA

Brasil – Os brasileiros estão conseguindo obter os itens do churrasco do domingo mais barato e isso inclui a picanha, uma das mais “queridinhas” na mesa da população, conforme divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aponta uma queda nos preços da picanha e outros cortes de carnes desde janeiro deste ano.

A picanha, inclusive foi palco de embates eleitorais no ano passado, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse em um debate que os brasileiros voltariam a “comer picanha e tomar uma cervejinha” em seu novo governo, pois ia conseguir baratear o preço da carne.

Quanto às reduções, o IBGE apontou que de janeiro a julho o preço caiu 7,9% – e a redução é ainda maior em capitais como Brasília (-10,84%) e Belo Horizonte (-9,69%). Nos últimos 12 meses, a variação na média nacional é um pouco menor, mas expressiva:-5,27%.

Ainda segundo o IBGE, outros cortes tradicionais do churrasco também tiveram redução nos preços, sendo: como alcatra (-11,50%), filé-mignon (-10,17%), patinho (-7,63%) e costela (-7,44%). Mas por que os valores da carnes no Brasil baixou tanto assim?

Entenda o motivo na redução do preço da picanha

Vale destacar que a baixa no preço das carnes faz parte de um conjunto de variáveis e o economista e consultor, Francisco Mourão Júnior, explica os motivos pelos quais os preços reduziram⁣, entre eles a diminuição das exportações, principalmente para a China, tendo um excesso de oferta no mercado interno em detrimento à demanda produtiva.

“A queda do preço da picanha a gente pode considerar diversos fatores: o primeiro, é diminuição das exportações, principalmente pra China, e isso também provocou um aumento de produção e esse aumento de produção ficou somente no mercado interno, e quando há um excesso de oferta e a demanda permanece constante, como eu falo para os meus alunos de economia, o preço cai. Então, nesse momento nós estamos visualizando esse fenômeno, que é causado principalmente por essa queda das exportações e um aumento produtivo. E, consequentemente, o aumento dessa produção no mercado interno fazendo o preço da picanha baixar”, explicou Mourão Júnior.

Emissão de notas fiscais de MEI pelo ‘Nota Manaus’ vai até 31 de agosto; entenda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *