Amazonas – Nesta quarta-feira (27), moradores do município de Tefé, no interior do Amazonas, divulgaram imagens de animais mortos na superfície do Rio Solimões.
Veja vídeo:
Animais são vistos mortos na superfície do rio em Tefé pic.twitter.com/XU7ouX8RhI
— Tucumamidias4 (@Tucumamidias411) September 28, 2023
No Amazonas, o número de cidades em emergência por causa da seca subiu para 15. Com a estiagem deste ano, o estado registra morte de peixes, botos e outros animais. O número de pessoas afetadas passa de 100 mil, nesta terça-feira (26), e pode chegar a 500 mil até o fim do ano.
Algumas cidades afetadas também enfrentam desabastecimento de alimentos e problemas de acesso a água potável.
Os especialistas explicam que a diminuição da coluna d’água – quantidade de água que um determinado local pode “suportar” – altera a química da água, contribuindo para a morte dos animais.
A seca também acelerou o processo de estiagem na maior parte do estado.
Veja mais:
Amazonas – O Governo do Amazonas e a Marinha do Brasil discutiram, na tarde dessa quinta-feira (31), a situação da estiagem no estado e eventuais iniciativas conjuntas para amenizar as consequências desse fenômeno ao longo dos próximos meses. De acordo com o mais recente balanço divulgado pela Defesa Civil do Estado, já são 24 municípios afetados pela seca dos rios.
O tema foi debatido durante uma visita institucional do vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, à sede do 9º Distrito Naval, localizado no Centro de Manaus. No encontro, o comandante da instituição, vice-almirante Thadeu Lobo, apresentou sistemas, tecnologias e projetos em andamento que podem ser inseridos nas estratégias de ação do Estado.
O vice-governador disse que levará os dados coletados ao governador Wilson Lima. “A Marinha tem esse papel fundamental de diagnóstico e mapeamento das águas, da navegabilidade. Hoje, eles estão fazendo um trabalho de aprofundamento de sinalização náutica e balizamento, por exemplo. Tudo isso pode ajudar bastante o Estado nas ações desses 90 dias de estiagem”, afirmou.
Governo do Amazonas e Marinha debatem ações de enfrentamento a seca dos rios