Manaus – Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) repercutiram na manhã desta segunda-feira (21), o caso de agressão física e lesão corporal grave a uma babá Cláudia de Lima e ao advogado Ygor Colares, pediram a retirada de homenagem feita pela CMM ao policial preso por participar da ação, Raimundo Nonato Machado Machado.
Além disso, ouve vereadores que defendeu a demissão do investigador do quadro da Polícia Civil e a perda da faixa laranja conquistada no Jiu-Jitsu.
Raimundo Nonato foi homenageado em 2021 pelo vereador Allan Campelo (Podemos), que disse que foi exposto por conta de ter sido o parlamentar autor da honraria da Medalha de Ouro Alfredo Barbosa Filho entregue ao investigador. Campelo já encaminhou à CMM o pedido de cancelamento da concessão da medalha ao investigador.
O vereador Rodrigo Guedes (Podemos) defendeu que o investigador da PC seja demitido do cargo e o vereador Raulzinho (PSDB) pediu a perda da faixa laranja concedida à Raimundo Nonato pela Federação Amazonense de Jiu-Jitsu (Faije).
Wallace Oliveira (sem partido), Marcel Alexandre (Avante) e outros parlamentares também defenderam a perda da honraria devido à violência cometida na última sexta-feira (18), nas dependências de um condomínio na zona Oeste de Manaus.
A CMM também se pronunciou sobre o caso e disse que a pedido de Allan Campelo a honraria será cancelada e manifestou apoio às vítimas das agressões cometidos pelo casal Raimundo Machado e Jussana Machado.
Leia a nota na íntegra:
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) informa que, a pedido do vereador Allan Campelo (Podemos), propositor da entrega da Medalha de Ouro Alfredo Barbosa Filho, concedida em 2021 ao mestre de jiu-jítsu e investigador da Polícia Civil Raimundo Nonato Machado, envolvido em atos de violência na noite da última sexta-feira (18/08), na zona oeste da capital amazonense, irá iniciar processo para o cancelamento e devolução da honraria.
A Casa Legislativa e os parlamentares que integram a 18ª Legislatura não compactuam com comportamentos desta natureza e repudiam todo e qualquer ato de violência.
A CMM manifesta, ainda, solidariedade às vítimas dos infelizes atos de agressão que tornaram-se públicos em Manaus e no Brasil.
Manaus, 20 de agosto de 2023
Policial preso por agressões contra babá e advogado pode ser expulso novamente da PC, diz delegado