Partido de candidato assassinado escolhe novo nome no Equador

Partido

Mundo – No último domingo (13), o partido Construye anunciou a substituição do candidato assassinado Fernando Vilavicencio pelo jornalista Christian Zurita nas eleições presidências do Equador, agendada para o próximo domingo dia 20 de agosto.
Entretanto, no último sábado (12), o partido teria indicado inicialmente Andrea González Nader como a substituta. No entanto, devido as regras eleitorais do Equador a vice não pode assumir a posição de cabeça de chapa, a escolha precisou ser alterada.
Nader já estava registrada na Justiça Eleitoral do Equador como candidata a vice-presidente. Ela enalteceu Zurita como candidato e disse o considerar o mais adequado para estar no lugar de Vilavicencio, dando enfase na relação de amizade que eles têm há mais de 25 anos, e do trabalho que eles realizados em conjunto na imprensa equatoriana.
Christian Zurita é o fundador do site Jornalistas Investigativos e é reconhecido por seu ativismo de “jornalista indignado”, “inimigo resistente das tiranias” e “esquerdista redimido”. O partido Construye está colocado na centro-esquerda e tem como característica principal as suas críticas ao correísmo, uma corrente política ligada ao ex-presidente Rafael Correa, uma das mais notórias figuras da esquerda do Equador.
Luísa Gonzáles, aliada de Correa, tem liderado as pesquisas atuais. Fernando Vilavicencio ocupava a segunda colocação nas pesquisas quando foi fatalmente vitimado por tiros, após um comício político. O movimento político ao qual Vilavicencio fazia parte, chegou a insinuar, sem apresentar evidencias, que a morte de Fernando Vilavicencio estaria ligada aos correístas. Todavia, as autoridades polícias equatorianas afirmam que a autoria do crime é de colombianos ligados a um grupo criminoso internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *