Oscar 2024: conheça os 28 filmes brasileiros que podem concorrer na premiação

Oscar 2024: conheça os 28 filmes brasileiros que podem concorrer na premiação

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais revelou nesta segunda-feira (29) a lista com todos os filmes elegíveis para representar o Brasil no Oscar 2024 de Melhor Filme Internacional.

Com as  28 produções inscritas na primeira fase, a Comissão de Seleção agora deve escolher seis longas da lista para chegarem na última etapa. Na reunião final, o grupo selecionará apenas um título para disputar por uma vaga na premiação, que acontece no início do ano que vem.

Confira abaixo o cronograma das próximas etapas:

  • 5 de setembro: anúncio da pré-lista com seis filmes
  • 12 de setembro: anúncio do escolhido pela comissão

Perdida Oscar 2024Perdida, filme de romance de época, é um dos elegíveis (Foto: Star/Divulgação)

Filmes brasileiros concorrendo a uma vaga no Oscar 2024

Confira a lista completa com os longas brasileiros elegíveis para concorrer na categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2024, em ordem alfabética.

  • A Primeira Morte de Joana, de Cristiane Oliveira
  • Angela, de Hugo Prata
  • Chef Jack, O Cozinheiro Aventureiro, de Guilherme Fiuza Zenha
  • Elis & Tom, Só Tinha de Ser com Você, de Roberto de Oliveira
  • Estranho Caminho, de Guto Parente
  • Jair Rodrigues – Deixa que Digam, de Rubens Rewald
  • Mais Pesado é o Céu, de Petrus Cariry
  • Medusa, de Anita Rocha da Silveira
  • Ninguém é de Ninguém, de Wagner de Assis
  • Noites Alienígenas, de Sergio de Carvalho
  • Nosso Sonho, de Eduardo Albergaria
  • O Alecrim e o Sonho, de Valerio Fonseca
  • O Espaço Infinito, de Leo Bello
  • O Faixa Preta – A Verdadeira História de Fernardo Tererê, de Caco Souza
  • O Homem Cordial, de Ibere Carvalho
  • O Mestre da Fumaça, de André Sigwalt e Augusto Soares
  • O Rio do Desejo, de Sergio Machado
  • Pedágio, de Carolina Markowicz
  • Perdida, de Luiza Shelling Tubaldini
  • Perlimps, de Alê Abreu
  • Raquel 1:1, de Mariana Bastos
  • Regra 34, de Julia Murat
  • Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho
  • Segundo Tempo, de Rubens Rewald
  • Sinfonia de um Homem Comum, de José Joffily
  • Tia Virginia, de Fabio Meira
  • Tração, de André Luís
  • Urubus, de Claudio Borrelli

Ficou interessado nos títulos? A seguir, confira a sinopse e mais detalhes sobre cada um dos 28 filmes brasileiros que estão concorrendo por uma vaga no Oscar 2024.

A Primeira Morte de Joana (Cristiane Oliveira)

Joana, 13 anos, quer descobrir por que sua tia-avó faleceu aos 70 sem nunca ter namorado alguém. Ao encarar os valores da comunidade em que vive no Sul do Brasil, ela percebe que todas as mulheres da sua família guardam segredos, o que traz à tona algo escondido nela mesma.

Angela (Hugo Prata)

Após uma tumultuada separação e ter que ceder a guarda dos seus três filhos, a famosa socialite Ângela Diniz conhece Raul, e acredita ter encontrado alguém que ama seu espírito livre tanto quanto ela. A atração avassaladora fez o casal largar tudo e viver o Sonho de reconstruir suas vidas em uma casa de praia na cidade de Búzios (RJ). Mas a vida tranquila rapidamente se transforma quando Raul começa a se mostrar um homem agressivo, violento e controlador. A relação declina para o abuso e a violência, dando origem a um dos casos de assassinato mais famosos de todos os tempos no Brasil.

Chef Jack, O Cozinheiro Aventureiro (Guilherme Fiuza Zenha)

Chef Jack – O Cozinheiro Aventureiro é uma animação de aventura que conta a história de Jack, um cara de bom coração, mas com uma pitada de excesso de confiança. Ele é um dos prodígios da Culinária de Aventura e viaja o mundo todo atrás dos ingredientes mais raros para completar suas receitas únicas. Contudo, as coisas azedam para o lado de Jack após cometer um grave erro em um prato e sua reputação vira uma piada. Para dar a volta por cima e provar para o mundo inteiro que ele ainda é o maior chef aventureiro da atualidade, ele só tem uma saída, participar da maior competição de culinária de aventura do mundo.

Elis & Tom, Só Tinha de Ser com Você (Roberto de Oliveira)

Elis & Tom – Só Tinha de Ser Com Você é uma viagem no tempo que revela momentos íntimos do processo criativo e da personalidade desses artistas extraordinários.

Estranho Caminho (Guto Parente)

David, um cineasta experimental, retorna ao Brasil pela primeira vez em dez anos, quando seu longa-metragem está marcado para estrear em um festival local. Embora tenha retornado para apresentar seu filme, seus pensamentos se voltam cada vez mais para o pai, que ele não vê ou tem notícias desde que partiu. À medida em que a pandemia de Covid-19 se espalha e um lockdown é decretado, David acava na porta de seu pai. Eles começam uma coexistência desconfortável, enquanto David simultaneamente tenta conhecer seu pai e conquistar seu interesse.

Jair Rodrigues – Deixa que Digam (Rubens Rewald)

A história de Jair Rodrigues, um dos mais conhecidos e influentes cantores brasileiros. Com um sorriso franco e versatilidade sem igual, cantou samba, MPB, rap, sertanejo e fez história revolucionando os palcos com apresentações anárquicas e irreverentes.

Mais Pesado é o Céu (Petrus Cariry)

Após acolher uma criança abandonada, Teresa conhece Antônio, e os dois iniciam uma jornada pelas estradas. O passado em comum, para eles, são as memórias de uma cidade submersa no fundo de uma represa. A vida é sonho, mas o futuro é a incerteza.

Medusa (Anita Rocha da Silveira)

A jovem Mariana pertence a um mundo onde deve manter a aparência de ser uma mulher perfeita. Para não cair em tentação, ela e suas amigas se esforçam ao máximo para controlar tudo e todas à sua volta. Ao cair da noite, elas formam uma gangue e, escondidas atrás de máscaras, caçam e punem aquelas que se desviaram do caminho correto. Porém, dentro do grupo, a vontade de gritar fica cada dia mais forte.

Ninguém é de Ninguém (Wagner de Assis)

Baseado no bestseller de Zíbia Gasparetto, Ninguém É de Ninguém é um romance dramático com pitadas de suspense sobrenatural e um viés espiritual. Dois casais – Gabriela (Carol Castro) com Roberto (Danton Mello) e Dr. Renato (Rocco Pitanga) com Gioconda (Paloma Bernardi) – vivem vidas relativamente estáveis até o momento em que seus destinos se entrelaçam. Uma história de amor descontrolado e relações abusivas, mas também de obsessão, cura e perdão.

Noites Alienígenas (Sergio de Carvalho)

Noites Alienígenas apresenta uma Amazônia urbana, onde a ancestralidade dos povos tradicionais resiste frente à contemporaneidade que parece negar a floresta. Na periferia de Rio Branco, Acre, as vidas de três jovens amigos de infância se entrelaçam e, por fim, encontram-se em uma tragédia comum.

Nosso Sonho (Eduardo Albergaria)

Nosso Sonho” é uma cinebiografia de “Claudinho e Buchecha”, dupla de maior sucesso do funk melody nacional de todos os tempos e ícone máximo do gênero na música brasileira.

O Alecrim e o Sonho (Valerio Fonseca)

Vicente é um viúvo professor aposentado que mora no bairro do Alecrim em Natal, capital do RN e vive entre sonhos lúcidos e realidade cruel. Maria é uma mulher de meia idade que ajuda Vicente nos trabalhos domésticos. O natal se aproxima. Luan, filho de Maria é assassinado pela polícia e Vicente precisa ajudá-la, mas Vicente também é vítima de preconceito. A jornada de Vicente está bem longe do fim.

O Espaço Infinito (Leo Bello)

Internada em uma clínica psiquiátrica, Nina desencadeia o início de uma jornada em seu próprio inconsciente, uma busca para encontrar um caminho para a realidade compartilhada.

O Faixa Preta – A Verdadeira História de Fernardo Tererê (Caco Souza)

Pentacampeão mundial de Jiu-jitsu, Fernando Tererê venceu quase todas as lutas que enfrentou nos tatames, mas é longe deles que ele sofre sua maior derrota.

O Homem Cordial (Ibere Carvalho)

Aurélio é vocalista de uma famosa banda de rock que fez muito sucesso até o final dos anos 90. Na noite de retorno de sua banda aos palcos, viraliza na internet um vídeo que o envolve na morte de um policial militar. Ninguém sabe o que de fato aconteceu, mas o astro passa a ser alvo de grupos radicais. Aurélio, então, se vê inserido em uma tensa e violenta jornada pelas ruas de São Paulo. Durante uma única noite, encontrará figuras importantes de sua carreira e Helena, uma jovem jornalista determinada a descobrir o que realmente aconteceu.

O Mestre da Fumaça (André Sigwalt e Augusto Soares)

Como em tantas cidades do mundo ao longo do século XX, milhões de pessoas foram ao cinema no centro do Recife. Com a passagem do tempo, as ruínas dos grandes cinemas revelam algumas verdades sobre a vida em sociedade.

O Rio do Desejo (Sergio Machado)

O Capitão Dalberto (Daniel Oliveira) abandona seu trabalho na polícia e adquire um barco ao se apaixonar por Anaíra (Sophie Charlotte), uma jovem misteriosa, que exala vida por todos os poros. O casal passa a viver na casa que Dalberto divide com os dois irmãos. A harmonia da família é posta à prova quando Dalberto se vê obrigado a empreender uma longa viagem até Iquitos, no Peru.

Dalmo (Rômulo Braga), o irmão mais velho, luta para controlar a atração que sente pela cunhada, ao mesmo tempo em que Anaíra se aproxima de Armando (Gabriel Leone), o caçula. A volta de Dalberto põe sobre o mesmo teto três homens completamente apaixonados pela mesma mulher.

Pedágio (Carolina Markowicz)

Suellen, cobradora de pedágio, percebe que pode usar seu trabalho para fazer uma renda extra ilegalmente. Mas tudo por uma causa nobre: financiar a ida de seu filho à caríssima cura gay ministrada por um famoso pastor estrangeiro.

Perdida (Luiza Shelling Tubaldini)

Uma garota moderna e independente, mas quando o assunto é amor, os únicos romances da sua vida são aqueles do universo literário de Jane Austen. Após utilizar um celular emprestado, algo misterioso acontece e ela é transportada para um mundo diferente, que se assemelha ao século XIX. Sofia é acolhida pela família do encantador Ian Clarke (Bruno Montaleone), enquanto tenta desesperadamente encontrar uma forma de retornar a sua vida.

Perlimps (Alê Abreu)

Claé e Bruô são agentes secretos de Reinos inimigos enviados em um mundo controlado por Gigantes que está na iminência de uma guerra terrível. Eles devem superar suas diferenças e combine forças para encontrar os Perlimps, criaturas misteriosas que pode finalmente encontrar um caminho para a paz.

Raquel 1:1 (Mariana Bastos)

Raquel é uma adolescente religiosa que chega a uma pequena cidade do interior onde nasceu, em busca de uma vida nova junto ao seu pai. Nesse retorno, ela vive um misterioso acontecimento que lhe faz embarcar numa controversa missão ligada à Bíblia e a traumas de seu passado. Ao lado de suas novas amigas, um grupo de garotas evangélicas da igreja local, Raquel mergulha na sua espiritualidade e tenta se encontrar dentro de uma espiral de fé, razão e loucura.

Regra 34 (Julia Murat)

Simone, 28 anos, é uma jovem advogada, negra, que pagou a faculdade de direito com performances online de sexo. Ela acabou de passar em um concurso para defensora pública. Sua nova rotina consiste em aulas em um curso preparatório, o acompanhamento de sessão de acolhimento a mulheres vítimas de violência doméstica e aulas de Kunk Fu. Com o objetivo de despertar novamente o desejo sexual de Simone, Natália, uma amiga de infância, envia um link de um vídeo de uma mulher negra praticando sadomasoquismo. O vídeo parece provocar em Simone tanto um desejo sexual quanto os seus medos mais profundos.

Gradualmente Simone entra em uma jornada de conhecimento das práticas de BDSM (Bondage, Discipline and Sadomasochist) com sua amiga Lucia e seu roommate Coyote. Porém Lucia começa a se sentir desconfortável com a violência, qualificando o desejo de Simone como um reflexo do machismo da sociedade.

Retratos Fantasmas (Kleber Mendonça Filho)

Como em tantas cidades do mundo ao longo do século XX, milhões de pessoas foram ao cinema no centro do Recife. Com a passagem do tempo, as ruínas dos grandes cinemas revelam algumas verdades sobre a vida em sociedade.

Segundo Tempo (Rubens Rewald)

Ana e Carl são dois jovens irmãos que nunca se deram bem, mas depois de sofrerem uma grande perda familiar, partem em busca de respostas. Os dois tentam encontrar no Brasil e na Alemanha, seus próprios caminhos e identidades, atravessando a história de sua família e do século XX.

Sinfonia de um Homem Comum (José Joffily)

O diplomata José Mauricio Bustani, primeiro diretor geral da OPAQ (Organização para a Proibição de Armas Químicas) tentou impedir a destruição do Iraque e, por pressão dos americanos, foi demitido. Hoje, decorridos 19 anos, situações semelhantes se repetem nos bastidores das organizações multilaterais.

Tia Virginia (Fabio Meira)

Virgínia nunca se casou e nem teve filhos, foi convencida pelas irmãs a deixar a vida que tinha para cuidar dos pais. O filme se passa em um único dia: o dia em que Virgínia se prepara para receber as irmãs Vanda e Valquíria, que viajam para celebrar o Natal.

Tração (André Luís)

Um grupo de amigos motociclistas, Ajax, Max, Manoel, Jessica (Pasquim, André Ramiro, Manoel e Paola Rodrigues) são convidados para uma competição audaciosa, o MotoAthlon, realizada pelo egocêntrico político DiMello (Nelson Freitas). Isadora (Bruna Altieri), filha de Ajax sonha em ser piloto um dia, mas o pai resiste, uma vez que perdeu Tina, esposa e mãe de Isadora recentemente num acidente em uma competição.

Nivaldo (André Luís), tio de Isadora, não aceita essa perda e culpa Ajax por não ter impedido que Tina corresse, uma vez que todos sabiam que ela estava doente. Após a competição, esse grupo de amigos caem numa cilada que acaba se tornando uma corrida contra o tempo para salvar Isadora.

Urubus (Claudio Borrelli)

São Paulo. Na quarta maior cidade do mundo, onde a pichação cobre mais muros e prédios do que qualquer outro lugar no planeta, Trinchas comanda uma gangue de pichadores que escala os edifícios mais altos para deixar sua marca. Quando Trinchas conhece Valéria, uma estudante de arte, seus mundos colidem resultando na invasão da 28ª Bienal de São Paulo.

A próxima edição do Oscar está marcada para o dia 10 de março de 2024. Enquanto a seleção do filme brasileiro não é feita, confira 10 longa-metragens internacionais que podem aparecer na premiação de cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *