Manaus (AM) – A Orquestra Amazonas Filarmônica visitou, na tarde desta terça-feira (16), a Escola Estadual (EE) Ruy Araújo, localizada no bairro Cachoeirinha, zona Sul de Manaus, onde realizou uma apresentação especial para os alunos.
Com o objetivo de aproximar os estudantes da música clássica, a apresentação foi voltada a estudantes do 5º ao 9º ano, do Ensino Fundamental, e aconteceu no ginásio da escola.
Para a gestora da unidade de ensino, Ticiana Costa, a iniciativa foi enriquecedora, pois, de acordo com ela, muitos estudantes nunca tinham assistido a uma apresentação de música clássica e a visita da orquestra colaborou para o enriquecimento cultural das crianças e jovens.
“Nós sabemos que muitos dos nossos alunos, que estão hoje assistindo o show da orquestra, nunca tiveram a oportunidade de pisar no Teatro Amazonas, de saber até o que é uma orquestra. Então, é um ganho cultural maravilhoso para eles e a gente fica bastante feliz em receber a orquestra em nossa escola”, contou a gestora.
Do teatro para a escola
A Orquestra Amazonas Filarmônica foi criada em setembro de 1997. Atualmente, se apresenta de segunda a sábado no Teatro Amazonas e é considerada uma das mais atuantes orquestras brasileiras.
A filarmônica tem a tradição de visitar escolas e se apresentar para os estudantes. Primeiramente, é feito o contato com a gestão escolar, verificado o espaço; e, então, os músicos se organizam para ir até a unidade de ensino.
O maestro assistente, Otávio Simões, explicou que a orquestra chega às escolas com o intuito de fazer os alunos se conectarem ao que está sendo apresentado diante deles e com os músicos também.
“Uma das brincadeiras que a gente faz é colocar uma criança ou adolescente para reger a orquestra. A gente escolhe alguém e traz para o pódio. Então, eu dou a batuta na mão do aluno e ele tem a sensação de como é reger uma orquestra. A orquestra é deles, é do Amazonas e pertence a todos nós”, explicou o maestro.
Uma das estudantes presentes no ginásio durante a apresentação foi a aluna Laís Moreira, de 14 anos. A estudante, do 9º ano do Ensino Fundamental, falou sobre a experiência de ter a orquestra na escola.
“Essa é a primeira vez que eu estou vendo a Filarmônica e estou gostando muito da apresentação. Eu acho muito importante para nossa escola ter uma orquestra aqui. É uma experiência para os alunos, porque tem gente que está conhecendo agora. Eu tenho muitos amigos, também músicos, que estão se sentindo muito representados por causa deles. Isso é muito importante para eles e para mim que toco também”, contou Laís.
Amazonas e Governo Federal abrem diálogo para encerrar vacinação contra febre aftosa até 2025