No início de junho de 2023, a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) realizou uma transmissão ao vivo para anunciar sobre o desenvolvimento de um modelo de categorização e avaliação desses Fenômenos Anômalos Não Identificados (OVNI, UFO ou UAP). Nesta quinta-feira (14), a partir das 11 horas (horário de Brasília), a agência espacial realizará mais um evento para comentar sobre o futuro da pesquisa.
A nova transmissão ao vivo será disponibilizada no canal do YouTube da NASA, mas também acontecerá presencialmente em Washington DC, nos EUA. O objetivo da coletiva de imprensa será divulgar o primeiro relatório sobre as investigações envolvendo UAPs, a partir de dados confiáveis e de uma perspectiva científica.
De acordo com especialistas, o primeiro relatório abordará sobre os tipos de sensores, instrumentos e conjunto de dados que eles utilizam e que poderão auxiliar nas investigações científicas em relação aos OVNIs. Ou seja, possivelmente, eles ainda não começaram a analisar os UFOs; a coletiva deve revelar quais serão os próximos passos para buscar um melhor entediamento sobre o fenômeno.
Assista abaixo à transmissão ao vivo da NASA sobre OVNIs, às 11 horas (horário de Brasília):
“Cerca de 30 minutos antes do briefing, a agência publicará online o relatório completo da equipe, que visa informar a NASA sobre quais possíveis dados poderiam ser coletados no futuro para esclarecer a natureza e a origem dos OVNIs. O relatório não é uma revisão ou avaliação de observações anteriores não identificáveis. Atualmente, há um número limitado de observações de alta qualidade de OVNIs, o que torna impossível tirar conclusões científicas firmes sobre sua natureza”, a NASA descreve em comunicado oficial.
NASA e seu relatório sobre OVNIs
Os esforços da NASA sobre UFOs iniciaram em outubro de 2022, quando a agência espacial norte-americana anunciou que reuniu uma equipe para buscar respostas sobre o fenômeno, com especialistas científicos, aeronáuticos e de análise de dados. Entre as personalidades, o time inclui o astrofísico e presidente da equipe, David Spergel, o ex-astronauta Scott Kelly, a professora de computação e afiliada ao Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI), Anamaria Berea, entre outros.
Na primeira transmissão, a agência explicou que é necessário acabar com o estereótipo do pensamento sobre UFOs, pois os avistamentos fazem parte de um acontecimento real e não compreendido pela humanidade. Como a NASA também é responsável por garantir a segurança no espaço aéreo dos Estados Unidos, a equipe visa compreender a natureza dos UAPs para proteger seus pilotos e a população norte-americana.
“A equipe de estudo independente dos OVNIs é formada por 16 especialistas da comunidade em diversas áreas em assuntos relevantes para métodos potenciais de estudo de fenômenos anômalos não identificados. A NASA encomendou o estudo para examinar os OVNIs de uma perspectiva científica e criar um roteiro sobre como usar os dados e as ferramentas da ciência para avançar nossa compreensão dos OVNIs”, a NASA completa.
Mantenha-se atualizado sobre ciência aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite ver as supostas múmias de alienígenas foram mostradas no México.