Manaus (AM) – Movimentos sociais e frentes populares estão convocando a população para uma manifestação nacional neste domingo, 21 de setembro, contra a chamada PEC da Anistia, e a PEC das Prerrogativas, que vem sendo apelidada por organizadores como “PEC da Bandidagem”. Em Manaus, o ato está marcado para às 8h da manhã, com concentração no início da faixa liberada da Avenida Getúlio Vargas.
Segundo o texto de convocação, os protestos têm como objetivo demonstrar indignação contra o que consideram uma ofensiva do Congresso Nacional para favorecer políticos acusados de crimes e de ataques à democracia. “A falta de vergonha do pior congresso da história conseguiu o que parecia impossível: unir todos os tipos de brasileiros, do norte ao sul, do nordeste ao centro-oeste, em nome da indignação”, afirmam os organizadores.

Os manifestantes defendem que o projeto em discussão no Legislativo representa um “golpe contra a justiça e a democracia”. “E de golpe o Brasil entende”, ironiza o texto.
A mobilização, que também acontece em outras capitais, busca responder ao que chamam de frustração da sociedade diante das prioridades escolhidas pelos parlamentares. “Se você tava esperando a isenção de imposto de renda pra quem ganha menos e eles te deram blindagem para bandido; se você tava esperando a votação da escala 6×1 e eles te deram anistia para golpistas, agora são eles que esperam que você aceite tranquilamente tanta falta de vergonha”, diz outro trecho da convocação.

Em tom de chamado, os organizadores reforçam: “E a única coisa que mete medo em político é povo na rua.”
A caminhada em Manaus tem participação confirmada pela Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo e pelo movimento Grito dos Excluídos.