Mundo – Uma pessoa morreu após ser sugada por um motor em funcionamento de um avião no aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, na Holanda, nessa quarta-feira (29).
A aeronave, fabricada pela Embraer e operada pela KLM, teve o incidente confirmado pela companhia, que ainda não divulgou a identidade da vítima. O aeroporto de Schiphol também confirmou o acidente, que já havia sido noticiado pela imprensa holandesa mais cedo.
Conforme um comunicado do aeroporto holandês, passageiros e tripulantes já estavam a bordo da aeronave quando o acidente aconteceu, e alguns deles presenciaram o ocorrido.
Na nota, a direção de Schiphol afirmou que ainda desconhece as circunstâncias que levaram a vítima a ser sugada pelo motor em funcionamento.
A KLM informou que iniciou uma investigação para esclarecer o caso. O Conselho de Segurança da Holanda e a Polícia Real Militar também estão investigando o ocorrido.
O empresário bolsonarista George Washington de Oliveira Sousa, acusado de planejar um ataque com bomba no Aeroporto Internacional de Brasília no final de 2022, foi transferido para o regime semiaberto. A decisão foi tomada pela Justiça após ele cumprir parte da pena em regime fechado.
George foi preso em dezembro de 2022, após a polícia descobrir explosivos em um caminhão de combustível próximo ao aeroporto. A intenção do empresário era provocar um grande caos na capital federal, em protesto contra a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência.