Moradores do Zumbi denunciam abandono em rua tomada por buracos e valas

Moradores do Zumbi denunciam abandono em rua tomada por buracos e valas

Manaus (AM) – Na noite deste sábado (5), moradores da rua Joana D’Arc, no bairro Zumbi dos Palmares, zona Leste de Manaus, denunciaram o abandono da via que, há mais de cinco anos, está tomada por buracos, valas e bueiros sem tampa. O cenário causa revolta na comunidade, que vive com medo de acidentes graves envolvendo crianças, idosos, motociclistas e motoristas. Os moradores cobram soluções do prefeito David Almeida (Avante) para os problemas no bairro.

“Estamos abandonados há mais de cinco anos. Não desce mais rota escolar, não desce Uber, nem o caminhão do lixo passa. A gente quer pelo menos que o prefeito olhe por nós e dê uma solução de verdade”, desabafou uma moradora durante entrevista ao Portal Tucumã.

Os relatos mostram que a rua inteira está esburacada, impossibilitando o tráfego de veículos e colocando vidas em risco. “O bueiro transborda, aparece rato e bicho, prejudicando a saúde de todos. Não é só um pedaço da rua, é toda a extensão”, reforçou outra moradora. O odor de esgoto a céu aberto também incomoda quem vive no local.

Foto: Elias Fonseca

Motociclistas relatam quedas frequentes. Uma moradora contou que, ao levar o filho para a escola, caiu em um dos buracos com a moto. Para tentar amenizar a situação, os próprios moradores jogam cascalho nos buracos, mas a solução improvisada não resiste às chuvas. “A gente vai fazer até um mutirão para jogar concreto. Mas isso não seria obrigação da prefeitura?”, questionou.

A revolta cresce com a sensação de abandono. “O prefeito nunca deu as caras aqui. Estamos há cinco anos assim. Na época de eleição eles vêm, prometem, mas depois ninguém aparece”, criticou outro morador. Ele ainda afirmou que, se fosse dar uma nota ao prefeito pela gestão, seria “zero”.

A comunidade cobra medidas urgentes da Prefeitura de Manaus. “O sentimento é de revolta. Pagamos impostos, contribuímos para o crescimento da cidade e somos esquecidos. Queremos solução antes que aconteça uma tragédia aqui.”

Acidente resultou na more de mãe e bebê

No mês passado, um casal trafegava pela avenida Djalma Batista sofreu um grave acidentes quando a moto passou por um buraco profundo no asfalto. O impacto fez com que o condutor perdesse o controle do veículo, resultando na queda. A mulher foi arremessada contra uma árvore às margens da via, enquanto o homem caiu na pista e ficou ferido.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para tentar socorrer a vítima, mas ela não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. De acordo com informações preliminares, a mulher estava grávida de oito meses, o que aumentou ainda mais o clima de comoção. O marido, consciente, presenciou toda a tentativa de socorro em estado de desespero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *