A Microsoft passou a bloquear de vez a ativação de cópias do Windows 11 através de chaves de versões antigas do sistema operacional. Dessa forma, os usuários não conseguirão mais realizar o upgrade do Windows 7 e 8 para o 10 e 11 sem custo adicional.
A empresa de Redmond vem alertando os consumidores sobre essa mudança desde setembro. Contudo, ela só começou a entrar em efeito no fim do mês. Agora, a Microsoft confirmou o bloqueio total das chaves do Windows 7 para garantir o uso do modelo atual do SO. Alguns usuários já perceberam a alteração.
Vale destacar que esse método foi amplamente utilizado por muitos usuários. Porém, não precisa se preocupar. Quem realizou a ativação do Windows 11 a partir de uma chave de alguma versão antiga do SO não será penalizado de nenhuma forma. A mudança é exclusiva para quem tentar usá-la a partir de agora.
Não é mais possível ativar Windows 11 com uma chave de Windows 7.Fonte: The Verge/Reprodução
Segundo alguns testes do The Verge, ainda é possível instalar a versão mais recente do Windows, porém, ela não é ativada. A seguinte mensagem surge: “Não podemos ativar o Windows neste dispositivo porque você não tem uma licença digital válida ou uma chave do produto (Product Key)”.
Windows 11 23H2 já está nas mãos de alguns usuários
Falando em atualização, a Microsoft começou a liberar a prévia de lançamento do Windows 11 23H2 para participantes do programa Windows Insider inscritos no Canal Release Preview. O update está sendo distribuído pelo Windows Update for Business (WUfB), Windows Server Update Service (WSUS) e Azure Marketplace.
Algumas das novidades que dão as caras nesse preview incluem a integração com o Windows Copilot, a transformação do chat para o Microsoft Teams e o widget “Play Together” do Xbox Game Bar, que permite uma integração com outras pessoas na hora da jogatina.
Por fim, vale lembrar que a atualização 23H2 não tem sido direcionada a computadores com Windows 11 Home, mas sim para profissionais de TI das mais distintas companhias.