Brasil – Cristiano Lopes Costa, de 41 anos, conhecido como “Meia Folha” e apontado como um dos líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC) no Guarujá, litoral sul de São Paulo, foi metralhado até a morte, na noite desta terça-feira (12), em uma lanchonete em Vicente de Carvalho, Guarujá (SP). O crime, registrado em vídeo por testemunhas, também deixou ferido o ex-vereador Geraldo Soares Galvão, de 61 anos.
Costa estava na lanchonete quando foi alvejado repentinamente. Ele foi levado para o Pronto Socorro São João, mas não resistiu aos ferimentos. Já o ex-vereador Galvão, que estava no local, foi baleado e encontra-se internado na Unidade de Emergência no Hospital Guarujá. Galvão foi vereador na cidade pelo antigo DEM, atual União Brasil.
As investigações da Polícia Civil de São Paulo (PCSP) visam identificar o responsável pelos disparos. Segundo relatos de testemunhas, o autor dos tiros se aproximou da lanchonete em uma moto e disparou contra “Meia Folha”, sem descer do veículo. Imagens e vídeos feitos por moradores após o crime mostram a movimentação intensa no local.
Veja o vídeo
VÍDEO: ‘Meia folha’, líder do PCC, é metralhado em público pic.twitter.com/UydK2ALup3
— Tucumamidias4 (@Tucumamidias411) March 13, 2024
“Ninguém sabe quem foi. Eu estava parado conversando com uns parceiros, chegou um cara de moto e deu uma ‘pá’ de tiro’”, afirmou um homem que presenciou o momento do assassinato.
As autoridades policiais encarregadas do caso levantam a possibilidade de que o assassinato esteja relacionado a um racha na alta cúpula do PCC.
Após o homicídio de “Meia Folha”, moradores do Guarujá relataram um suposto “toque de recolher” em algumas comunidades. Comércios foram fechados e relatos indicam que até ônibus municipais suspenderam as operações. Um motorista de aplicativo afirmou ter sido alertado por um policial militar sobre os perigos de permanecer nas ruas.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)