Brasil – Em coletiva de imprensa, com a participação da ministra Marina Silva e do ministro da Defesa, Waldez Góes, foi anunciado, nesta sexta-feira (13), o envio de 149 brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para reforçar o combate às queimadas florestais no estado do Amazonas.
Segundo o o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) este foi o pior outubro já registrado pelo órgão em relação às queimadas, desde 1998, quando o Inpe começou a compilar os dados.
Este é o pior outubro de queimadas no estado nos últimos 25 anos, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O órgão compila os dados desde 1998. Até esta quinta-feira (12), foram registrados 2.770 focos de calor ativos, o que fez com que a capital Manaus ficasse encoberta por fumaça durante toda esta semana.
Durante a coletiva, Marina Silva disse o fogo é proposital. “O fogo ou é feito propositalmente por criminosos ou é a transformação da cobertura vegetal para determinados usos e depois o ateamento do fogo”, disse a ministra, durante entrevista coletiva convocada nesta sexta para anunciar as ações do governo.
Outra medida que pode ser adotada pelo MMA é quanto a suspensão do registro do Cadastro Ambiental Rural (CAR) de imóveis com focos de calor e incêndio sem autorização.
VÍDEO: Incêndio de grandes proporções é registrado em área de mata no Amazonas