Brasil – O jornalista Manoel Soares emocionou seus seguidores ao postar um vídeo acalmando seu filho durante uma crise. Ezequiel, de apenas 4 anos, é portador do espectro autista.
Manoel publicou um vídeo em seu Instagram como lida com as crises do filho, que nas imagens aparece deitado no chão da cozinha.
Na legenda da publicação ele disse: “Não é com gritos ou impondo nossa autoridade que educamos uma criança autista. Mais importante que ensinar a ela as regras sociais de nosso mundo, é entender as regras sociais do mundo dela”.
Manoel Soares emociona web ao acalmar filho autista durante crise; veja vídeo pic.twitter.com/oqBy5OULpD
— Tucumamidias4 (@Tucumamidias411) September 14, 2023
O jornalista narrou o vídeo e acabou emocionando os fãs. “Vamos lá: como é que a gente faz pra que uma criança autista, com crise de regulação, que quis ficar deitada no chão, se levante? Primeiro que não é gritando, pedindo pra ela se levantar. Isso só vai deixá-la mais tensa. “Se a gente quer distensionar, a gente tem que brincar. Eu, nesse momento, optei pelo brincadeira da ponte. Brincadeira pra criança, gente, é coisa séria. No caso da criança autista, então, é mais sério ainda”, contou.
O jornalista ainda explicou como o filho: “Conforme eu fui vendo que começou a brotar uns pequenos sorrisos, umas risadinhas de fundo, eu fui vendo que a atenção dele não tava mais tensa, que ele já tava mais meu amigo e que o chão era importante pra ele. Vem cá: se o chão é importante pra ele, eu vou ficar no chão”
E continuou: “Aí, eu chamei ele pra ficar do meu lado, pra sentar comigo e comecei a contar pra ele como é que eu tava me sentindo. Puxei ele mais pra perto, mas continuei brincando. Tem que brincar, gente. A brincadeira é a linguagem que o autista mais gosta. Aí você traz, abraça, pede um beijo. Aos poucos, você vai ver que ele , do jeitinho dele, vai pedindo desculpa. E, aí, tudo se acalma. É assim que a gente cuida deles”.
Demissão de Manoel Soares envolve denúncias de assédio, diz colunista