Manaus – A capital amazonense registrou oito novos casos de Dengue e cinco de Oropouche no Amazonas entre os dias 10 a 16 de março. Desde o início do ano, Manaus totaliza 6.708 casos notificados e 1.479 confirmados da arbovirose. As informações foram públicadas na edição do Informe Epidemiológico das Arboviroses, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus. O relatório apresenta números atualizados de casos de Dengue, Zika, Chikungunya e Oropouche na capital.
De acordo com os dados da Semsa, foram notificados 151 casos suspeitos de Dengue na última semana epidemiológica, com oito casos confirmados, além de 1.489 casos em investigação. Quanto aos óbitos, um foi confirmado e três estão sob investigação.
Não foram registrados novos casos suspeitos ou confirmados de Zika no período em análise, com um total de 62 casos suspeitos notificados em 2024, 18 confirmados e 12 em investigação, sem óbitos confirmados ou em investigação. Quanto à Chikungunya, houve um caso suspeito notificado, porém nenhum confirmado, totalizando 66 casos notificados no ano, com quatro confirmados e 40 em investigação, sem óbitos.
No que diz respeito à Oropouche, cinco novos casos foram confirmados no período analisado, totalizando 842 casos da arbovirose no município em 2024, com um óbito confirmado. Não há casos ou óbitos em investigação. O Informe Epidemiológico destaca ainda a oferta da vacina contra Dengue em 73 salas de imunização de Manaus, destinada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com procedimentos de observação pós-vacinação para prevenção de reações alérgicas. Os locais de vacinação podem ser consultados no site da Semsa.