Manaus – A capital amazonense foi escolhida para ser a sede de oito reuniões técnicas entre os países membros da cúpula do G20, que vai passar a ser comandada pelo Brasil no próximo dia 1º de dezembro.
As reuniões estão previstas para ocorrerem em 2024 e vai servir de ponto estratégico para a defesa das pautas ambientais e econômicas do Amazonas e da região Amazônica no cenário mundial, haja vista que a cúpula terá a participação de chefes de nações, de ministros chefes de banco centrais e outras autoridades em assuntos financeiros do Brasil e de outros 19 países.
Além de Manaus, outras capitais vão participar do megaevento mundial, entre elas: Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Campinas, Salvador, Fortaleza, Teresina, Santarém, Belém, Maceió, Cuiabá, Recife e Foz do Iguaçu.
A reunião da cúpula está prevista para os dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro.
Sobre o G20
Criado em 1999, o grupo tem em sua composição os seguintes países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e União Europeia. Esses países representam 80% do Produto Interno Bruto (PIB) global, 75% das exportações, cerca de 70% dos investimentos diretos estrangeiros e 60% da população mundial.