Manaus (AM) – Pelo segundo dia consecutivo a capital amazonense amanheceu, nesta quinta-feira (12), encoberta de fumaça, provocada por queimadas nos arredores da cidade em municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM), como Autazes, Manaquiri, Iranduba e Manacapuru.
As queimadas e o fumaceiro trazidos por elas vem se agravando nos últimos dias, o que está provocando uma piora no ar, tornando insalubre, o que levou a cidade a ficar ser classificada como o segundo pior lugar do mundo nessa quarta-feira (11) em qualidade do ar, segundo monitoramento realizado pelo World’s Air Pollution, que reúne dados de sensores em todo o mundo, incluindo o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva). Manaus foi categorizada como “hazardous” (perigosa).
Além da insalubridade do ar, a fumaça também tem causado transtornos com a saúde da população, principalmente com doenças respiratórias, como: tosse, gripes, resfriados, nariz ressecado ou sangrando, dentre outras.
Qualidade do ar na cidade
Ainda segundo o monitoramento da World’s Air Pollution, os índices de poluição do ar em quase todas as áreas da cidade ultrapassam 200 MP2,5 (ug/m³), indicando uma qualidade do ar extremamente prejudicial à saúde.
Veja:
Manaus amanhece sendo segundo pior lugar do Mundo para se respirar nesta quarta (10)