Maduro convoca exercício nacional de proteção civil após sismos e cita “conflitos armados”

Maduro convoca exercício nacional de proteção civil após sismos e cita "conflitos armados"

Caracas (Venezuela) – O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou na última quinta-feira (25) a convocação de um Exercício Nacional de Proteção Civil e Preparação da População para este sábado (27). O objetivo, segundo ele, é treinar a população para responder a desastres naturais e a qualquer conflito armado que possa ocorrer.

A medida foi tomada após uma série de terremotos sentidos no país e em um contexto de tensão devido ao destacamento militar dos Estados Unidos da América (EUA) no Caribe.

(Foto: Divulgação)

“Quero convocar todo o povo, em perfeita união popular-militar-policial, para um Exercício Nacional de Proteção Civil diante de desastres naturais ou qualquer conflito armado”, declarou Maduro durante uma transmissão obrigatória de rádio e televisão.

O treinamento está marcado para começar às 9h no horário local (8h em Brasília).

O anúncio ocorre após fortes tremores serem registrados no país. Entre a noite da última quarta-feira (24) e a madrugada da última quinta-feira (25), o país foi sacudido por uma sequência de abalos sísmicos.

Dois deles, com magnitudes de 6,2 e 6,3, foram os mais significativos e assustaram a população, pouco habituada a fenômenos dessa intensidade.

De acordo com a Fundação Venezuelana de Pesquisas Sismológicas (Funvisis), houve um enxame sísmico, com dez tremores e 21 réplicas registradas em um período de sete horas.

(Foto: Divulgação)

Os abalos foram sentidos com mais força nos estados do oeste do país, como Zulia, na fronteira com a Colômbia. Na capital Caracas, a aproximadamente 700 km do epicentro, moradores relataram edifícios balançando, o que levou muitos a saírem para as ruas por volta da meia-noite.

Felizmente, não foram registradas vítimas ou danos graves, conforme informou a vice-presidenta Delcy Rodríguez. Estes foram os tremores mais fortes sentidos no país desde 2018.

Preparação para “qualquer circunstância”

O exercício de sábado contará com a participação da Proteção Civil, Bombeiros, Polícia Nacional Bolivariana, polícias estaduais e das Forças Armadas Nacionais Bolivarianas (FANB). Maduro também pediu a colaboração de escolas de ensino médio e hospitais.

O presidente fez um apelo para que pessoas com conhecimentos em primeiros socorros se juntem à iniciativa e enfatizou a necessidade de uma participação massiva. “

”Pessoas preparadas são pessoas indestrutíveis, esse é o lema. Isso permitirá que estejamos preparados para qualquer circunstância”. disse Maduro.

Com informações da AFP*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *